Ícone do site

Ainda há tempo: Reconecte-se ao Meio Ambiente

Somos parte de um todo e dependemos do bem-estar geral do planeta para sobreviver.

Published 05/06/2019

Estima-se que atualmente 54% da população mundial já vive em áreas urbanas. A explosão no crescimento desordenado das cidades acarreta diversas consequências, uma delas é a desconexão com o meio ambiente.

É difícil precisar exatamente em qual momento esquecemos que somos parte de um todo. Que dependemos do bem-estar geral do planeta para sobreviver. Ao longo dos anos, pessoas que chamaram atenção para problemas ambientais foram sendo taxadas de “ecochatas” e, ainda hoje, há líderes governamentais que querem contrapor ganhos econômicos com preservação ambiental -, como se os dois não pudessem caminhar juntos.

Mas, o planeta já está dando todos os sinais de alerta. Não faltam notícias ou estudos científicos para acreditar: é preciso voltarmos para nossas raízes. Precisamos mudar nossas atitudes, fazer escolhas mais conscientes, incentivar amigos e família a também se engajarem e cobrar para que empresas e governos tomem atitudes urgentes. Sim, urgente. Estamos diante de uma emergência climática, mas ainda há tempo de recompor o que foi perdido e preservar o que temos hoje. Se somos parte do problema, temos que ser parte também da solução. Ao cuidarmos dos recursos naturais, cuidamos de nós mesmos. Neste 5 de junho, o CicloVivo faz um singelo convite: Reconecte-se ao Meio Ambiente.