- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Geleira derrete 1,6 quilômetros em apenas uma noite

- Publicidade -

A Nasa divulgou nesta semana fotos da geleira Jakobshavn, ao norte da Groenlândia.  As fotos foram tiradas entre os dias 6 e 7 de julho – quando um área de aproximadamente 4,3 quilômetros quadrados (equivalente a mais de 101 estádios do Morumbi) se soltou durante a noite, o que fez a geleira recuar cerca de 1,6 quilômetros – equivalente a média calculada para os últimos dois anos.

O cientista da Nasa, Thomas Wagner, comentou: “Embora tenham ocorrido no passado rachaduras de gelo dessa magnitude, este evento pode ser considerado incomum, pois aconteceu na sequência de um verão quente, em que o mar não foi congelado na baía próxima. Enquanto a relação entre esses eventos está sendo determinada, acaba credenciando a teoria de que o aquecimento dos oceanos é responsável pelo degelo observado na Groenlândia e na Antártida."

Desde 2000, o glaciar Jakobshavn tem se retraído um quilômetro por ano e já perdeu mais de 45 quilômetros nos últimos 160 anos.

- Publicidade -

O gelo derretido entre os dias 6 e 7 de julho foi direto para o oceano, pois a área ficava no encontro da geleira com o oceano . Jakobhsavn é considerada a maior contribuinte isolada para o aumento do nível do mar no hemisfério norte – sendo que segundo as estimativas, cerca de 10% de todo o gelo derretido na Groenlândia vem dela.

Com informações do Treehugger

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok