- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Existe um culpado para o desastre no nordeste?

- Publicidade -

 

O desastre ocorrido nos últimos dias no nordeste tem divergido opiniões. Alguns acreditam que a chuva foi a responsável pela tragédia, outros dizem que pode ter ocorrido problemas com as barreiras construídas nas proximidades dos rios Mundaú e Paraíba.

Os meteorologistas acreditam que pode ter ocorrido rompimento de barragens, ou algo do tipo, e que esse tenha sido o motivo da tamanha força das águas. Segundo eles, a chuva não causaria estragos com tanta rapidez, como ocorreu em Alagoas e Pernambuco. Por outro lado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Alex Gama, descarta essa possibilidade e argumenta que as barragens foram analisadas e elas demonstram apenas pequenos rompimentos, que não seriam suficientes para causar danos tão grandes.

- Publicidade -

Durante o mês de junho tem chovido, em todo o lado oriental do nordeste, muito acima da média esperada para esse período. Na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, já choveu 238% a mais do que as expectativas. Os especialistas explicam que o enfraquecimento do El Niño, fenômeno que aumenta a temperatura, aliado ao aumento das temperaturas do oceano, permitiram a chegada de uma frente fria ao nordeste e, com ela veio muita chuva.

O maior problema, levantado pelos especialistas, está relacionado à falta de estrutura, já que nessa época do ano é comum ocorrerem chuvas fortes na região. Porém, as cidades não estão prontas para recebê-las, conforme divulgado no jornal Folha de S. Paulo, quase um terço das cidades, de Alagoas e Pernambuco, que sofreram com o desastre recente, já passaram, por situações de enchentes, pelo menos uma vez, desde 2003.

Quantos desastres serão necessários até que ocorram mudanças?

DOAÇÕES

O Brasil inteiro tem se mobilizado em prol das pessoas que foram afetadas pelos desastres no nordeste.

Para que seja possível contribuir em espécie, foram criadas duas contas bancárias destinadas somente a isso:

Banco do Brasil – C/C 5241-8 / Agência 3557-2

Caixa – C/C 955-6 / Agência 2735 / Operação 006

 

Para doar roupas, alimentos ou água mineral podem ser procurados os postos da Defesa Civil ou alguns outros pontos espalhados pelas principais cidades brasileiras. No Rio de Janeiro o Fifa Fan Fest, em Copacabana, local montado para que os torcedores acompanhem os jogos da Copa, está recebendo doações e em São Paulo, quem for acompanhar os jogos no Vale do Anhangabaú, também pode se confraternizar e ainda ajudar.

Nos estados afetados pela chuva e regiões próximas, existem diversos postos de arrecadação, principalmente em sedes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiro.

Os interessados em ser voluntários no atendimento e socorro aos necessitados devem ligar para a Defesa Civil de Pernambuco: (81) 3181-2481, ou para a Cruz Vermelha de Alagoas (82) 3325-2430.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile