Ícone do site

Esta flor é capaz de ouvir zumbido das abelhas

E adivinha como ela reage? Adoçando seu néctar.

Published 30/01/2019

As plantas são seres sensíveis e isso já foi retratado em inúmeras pesquisas que ganharam notoriedade, principalmente, com o livro “A vida secretas das plantas”. Ainda assim, a natureza não cansa de nos surpreender. No mês passado, foi publicada uma pesquisa que revela que algumas plantas percebem quando os polinizadores estão em suas flores e, melhor ainda, respondem ao sons em minutos, aumentando a concentração de açúcar no néctar.

Flores Oenothera drummondii foram as espécies analisadas por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Elas vibram mecanicamente ao som de reprodução de uma abelha voadora e até a sinais sonoros sintéticos em frequências similares. O tempo de resposta para produção de um néctar mais doce foi de apenas três minutos. De acordo com os cientistas, isso aumenta potencialmente as chances de polinização cruzada.

As descobertas sugerem que a flor serve como órgão sensorial auditivo da planta e podem ser afetadas não só pelos sons da natureza, mas também pelos sons emitidos pelos humanos, como indústrias e meios de transporte.

O estudo ainda contrapõe a ideia de que a natureza é silenciosa. Segundo os experimentos, há plantas emitindo ruídos agudos que a audição humana não consegue captar, mas que podem ser detectados a certa distância.

“Nós classificamos com sucesso a condição da planta – seca, cortada ou intacta – com base em seus sons emitidos”, afirmam os cientistas em artigo científico. “Nossos resultados sugerem que animais, e possivelmente até outras plantas, podem usar sons emitidos por plantas para obter informações sobre a condição da planta. Mais investigações podem abrir caminhos para o entendimento das plantas e suas interações com o meio ambiente”, acreditam os pesquisadores.

Veja mais sobre o estudo (em inglês), aqui e aqui.

Sair da versão mobile