- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Concurso global elege as melhores fotos de natureza

Fotógrafo inglês foi o grande vencedor da edição 2021. Dois brasileiros também estão entre os vencedores.

fotos de natureza
Foto: Anup Shah
- Publicidade -

Após um ano suspenso por causa da pandemia de Covid-19, o Concurso de Fotos da The Nature Conservancy (TNC) voltou com tudo em 2021. Foram 100.190 inscrições com recorde em número de países: 158.

As imagens vencedoras foram selecionadas por um time de juízes especializados, entre eles o cantor e compositor americano Ben Folds, um fotógrafo ativo e membro da prestigiada Sony Artisans of Imagery. O grande vencedor foi o inglês Anup Shah com o clique de um gorila andando por uma nuvem de borboletas na República Centro-Africana.

“Gosto de fotos que te prendem. O rosto (do gorila)… tolerância ou êxtase? Difícil dizer! E os insetos te transportam para a cena”

Ben Folds
Um gorila fêmea das planícies ocidentais chamada ‘Malui’ caminha por uma nuvem de borboletas. Bai Hokou, Reserva Florestal de Dzanga Sangha, República Centro-Africana. Foto: © Anup Shah/TNC Photo Contest 2021
- Publicidade -

Anup vai receber um pacote de equipamento fotográfico no valor de US﹩ 4 mil.

Já o vencedor da categoria Escolha do Público foi a fotografia que retrata vaga-lumes ao redor de uma árvore clicada pelo indiano Prathamesh Ghadekar, que vai receber um cartão-presente no valor de US﹩ 1 mil.

Pouco antes da época dos monções, os vagalumes se reúnem em certas regiões da Índia em algumas árvores especiais como essa, e podem chegar aos milhões. Foto: © Prathamesh Ghadekar/TNC Photo Contest 2021

Dois brasileiros também ficaram entre os 11 premiados. Os dois na categoria paisagem. Daniel De Granville Manço ficou com o primeiro lugar da categoria ao retratar a carcaça de um jacaré-do-pantanal no solo seco do Cerrado, às margens da Estrada Transpantaneira, no estado do Mato Grosso.

Carcaça de um jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) ressecado no solo às margens da Rodovia Transpantaneira, município de Poconé (Mato Grosso). Foto feita com drone em 4 de outubro de 2020, no auge das secas que assolaram o Pantanal naquele ano. Foto: © Daniel De Granville Manço/TNC Photo Contest 2021

Já Denis Ferreira Netto levou o segundo lugar com a foto aérea da Serra do Mar, no estado de São Paulo, sob forte neblina. Eles serão premiados com cartões de presentes de US﹩ 750 e US﹩ 500, respectivamente.

Num vôo de helicóptero através de uma cadeia de montanhas, encontrei esta coberta de nuvens brancas que resultou em uma imagem magnífica que se assemelha à cabeça de um dinossauro. Foto: © Denis Ferreira Netto/TNC Photo Contest 2021

“Ficamos muito felizes de ter dois brasileiros entre os premiados. Foi um trabalho difícil para os jurados que receberam mais de 100 mil fotos retratando as belezas naturais ao redor do mundo e a nossa conexão com a natureza. Uma das prioridades da TNC é a conservação da biodiversidade e esta iniciativa ajuda a nos aproximar desta agenda que sustenta todos os aspectos da vida no nosso planeta”, afirmou Mariana Pitta, Gerente de Comunicação e Marketing da TNC Brasil.

Vencedor da América Latina

O Concurso também conta com uma premiação especial para residentes da América Latina. Nessa categoria o grande vencedor foi Gustavo Garcés Villa, da Colômbia, com a foto de 3 macacos-da-noite com seus grandes olhos no tronco de uma árvore. 

Três macacos noturnos emergem de um tronco de um braço de árvore com olhos grandes, em Villavicencio, Colômbia. Foto: © Gustavo Garcés Villa/TNC Photo Contest 2021

O prêmio nesta categoria é uma estadia de quatro noites no Hotel Explora, localizado na Reserva de Conservação Explora Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Essa categoria contou com o patrocínio da Explora.

“Ao longo deste concurso de fotografia vimos muitas imagens fabulosas, mas esta imagem de Gustavo Garcés Villa se destaca. É o tipo de fotografia que te faz sorrir, algo de que todos precisamos depois de um ano tão turbulento. A composição correta e as configurações da câmera capturaram o momento perfeito para ver esses animais em seu ambiente. Ficamos imediatamente atraídos por suas expressões e sorrimos”

Alex Snyder, editor de fotos da TNC

Vencedores:

Grande Prêmio: Anup Shah, Reino Unido

Escolha popular: Prathamesh Ghadekar, Índia (@prathamesh.ghadekar)

Prêmio Regional América Latina: Gustavo Garcés Villa, Colômbia

Categoria Paisagem

1º lugar: Daniel De Granville Manço, Brasil (@danieldegranville)

2º lugar: Denis Ferreira Netto, Brasil (@denisfotos)

3º lugar: Jassen Todorov, Estados Unidos (@jassensf)

Menção honrosa – Scott Portelli, Austrália (@scott.portelli)

Menção honrosa – Kim Pan and Dennis Wong, Hong Kong

Categoria Pessoas e natureza

Toda a equipe de veterinários trabalha junto na preparação da cirurgia de Brenda, um orangotango fêmea de aproximadamente 3 meses de idade (ainda sem dentes). Foto:© Alain Schroeder/TNC Photo Contest 2021

1º lugar: Alain Schroeder, Bélgica (@alainschroeder)

2º lugar: Tom Overall, Austrália (@tom.overallphotos)

3º lugar: Sebnem Coskun, Turquia

Menção honrosa: Minqiang Lu, China

Menção honrosa: Wax Leung, Hong Kong (@waxismine)

Categoria Água

Pessoas e água. Foto: © Kazi Arifujjaman/TNC Photo Contest 2021

1º lugar: Kazi Arifujjaman, Bangladesh (@kazi_arifujjaman_)

2º lugar: Joram Mennes, México (@jorammennesphotography)

3º lugar: Man Wai Wong, Hong Kong

Menção honrosa: Jorge Andrés Miraglia, Argentina (@yosoytato)

Menção honrosa: Manh Cuong Vu, Vietnã

Categoria vida selvagem

Esses leopardos procuraram cruzar o rio em meio a fortes correntes. Parecia uma tarefa condenada ao fracasso mas ficamos felizes quando eles chegaram ao outro lado do rio. Foto: © Buddhilini de Soyza/TNC Photo Contest 2021

1º lugar: Buddhilini de Soyza, Austrália (@captures_by_buddhilini)

2º lugar: Mateusz Piesiak, Polônia (@mpwildlife)

3º lugar: Viktor Vrbovsky, República Tcheca

Menção honrosa: Kristhian Castro, Colômbia (@kristhiancastro)

Menção honrosa: Thomas Vijayan, Canadá (@thomasvijayan)

Menção honrosa: Anup Shah, Reino Unido

Concurso de Fotos da The Nature Conservancy

Em sua quarta edição, o Concurso de Fotos da The Nature Conservancy mobiliza profissionais do mundo todo e cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2017, foram cerca 33 mil imagens inscritas. Em 2018, o concurso recebeu 57.489 fotos de 135 países. Em 2019, foi o recorde de inscrições com 121.774 fotos de 152 países. Em 2020 não houve edição por causa da pandemia de Covid-19.

Todas as fotos vencedoras podem ser conferidas no site do concurso.

Leia também:

As fotos mais engraçadas da vida selvagem de 2021.

Concurso de Fotografia da Vida Selvagem divulga fotos.

- Publicidade -
Sair da versão mobile