Ícone do site

Coca-Cola admite produzir 3 milhões de toneladas de plástico por ano

31 empresas são responsáveis pela produção de oito milhões de toneladas de embalagens plásticas anualmente.

Published 14/03/2019

A notícia cai como uma bomba para alguns, para outros nem tanto. A empresa Coca-Cola acaba de admitir que é responsável pela produção de três milhões de toneladas de embalagens plásticas anualmente. Isso equivalente a 200 mil garrafas por minuto. O dado consta no relatório internacional da Fundação Ellen MacArthur, que tem contribuições da ONU Meio Ambiente.

Entre outras informações, o documento traz a divulgação pública de empresas que apresentaram seus volumes anuais de produção e uso de embalagens plásticas. Isto é, os dados partem das próprias companhias que aceitaram integrar o documento e enviaram o conteúdo das informações reunidas no relatório intitulado “Nova Economia Plástica Compromisso Global”.

Os dados, referentes a 2017, chamaram atenção principalmente porque a Coca-Cola nunca havia fornecido esta informação e, além disso, segundo o The Guardian, já havia negado quando solicitado. Além dela, outras 30 empresas – entre elas Carrefour, Colgate Palmolive, Nestlé e Unilever -, também divulgaram seus volumes anuais de embalagens plásticas. Juntas, produzem oito milhões de toneladas de embalagens plásticas por ano.

Há ainda, outras tantas que seguem não divulgando publicamente seus números de produção plástica. São inclusas neste caso: Pepsi Co, H&M, L’Oréal, Walmart e Marks & Spencer.

Para a Fundação Ellen MacArthur, isso marca “um importante passo em direção a uma maior transparência”, mas que é preciso “mais ações para eliminar embalagens plásticas desnecessárias e modelos que reduzam a necessidade de embalagens descartáveis”. Saiba mais sobre a organização aqui.

O relatório completo (em inglês) traz inclusive uma página sobre São Paulo com metas de aumentar as taxas de coleta e reciclagem na cidade. Confira aqui.

Sair da versão mobile