- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Após vazamento, Obama quer trocar petróleo por energia limpa

- Publicidade -

O vazamento de petróleo no Golfo do México causou, e ainda está causando, sérios danos ambientais à costa americana. Diante dessa situação, o presidente Barack Obama declarou que fará o possível para diminuir a dependência americana dos combustíveis fósseis.

Na noite desta terça-feira, 15, Obama fez um discurso, diretamente da Casa Branca, no qual, foi enfático sobre a importância de investir em produção de energia limpa. Durante o anúncio, foi citado o fato de os Estados Unidos consumirem 20% de toda a produção mundial de petróleo, mesmo tendo em seu território apenas 2% das reservas.

O acidente que provocou o vazamento foi ocasionado pela explosão de uma plataforma da empresa BP (British Petroleum). No início, estimava-se que a quantidade de óleo derramada no mar seria de 5 mil barris diários, porém, hoje a estimativa chega aos 60 mil barris. O número é muito alto e foi caracterizado por Obama como o pior desastre ecológico da história americana. Diante dessa triste realidade, o presidente acredita que este é o momento de investir nas energias limpas, para proporcionar um futuro melhor para o país e impedir que outros desastres como este ocorram novamente.

- Publicidade -

Conforme citado por Obama, esse ideal não será alcançado de um dia para o outro, mas as medidas para que ele se torne realidade o mais rápido possível, já estão sendo tomadas. Consumidores têm buscado automóveis mais eficientes energeticamente, fábricas que produzem turbinas eólicas foram reabertas e a cada dia são instalados mais painéis de energia solar.

Mesmo diante de uma crise econômica e com a necessidade de altos valores investidos para a transformação energética, o presidente lembrou que é mais prudente gastar com uma energia mais segura, que correr mais riscos com o petróleo. A empresa britânica responsável pelo vazamento deverá arcar com todos os danos ambientais. O representante americano concluiu dizendo que medidas preventivas estão sendo tomadas para que acidentes como esse não ocorram novamente.

Assista ao discurso completo de Barack Obama:

[VIDEO:obama_critica_dependencia_dos_eua_ao_petroleo]

Fonte: O Globo / YouTube

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile