Ícone do site

Projetos de energia renovável podem gerar 600 mil empregos no Brasil

Estudo revela 969 projetos já aprovados de renováveis que poderiam somar 65 GW de capacidade instalada ao mix de energia brasileiro

Published 07/07/2021
energia solar residencial

Foto: Win

Um estudo encomendado pela European Climate Foundation à consultoria EY-Parthenon mostra que 13 mil projetos de renováveis que já tem licenças e áreas prontas para começar a construção teriam potencial de gerar 10 milhões de empregos diretos ou na cadeia de fornecimento — 600 mil deles somente no Brasil.

No setor de energia, o termo usado para identificar projetos que já estão “prontos para começar” é shovel ready. Se colocados em prática, esses projetos poderiam estimular a economia na recuperação da pandemia, injetando aproximadamente US$ 2 trilhões em oportunidades de investimento em todo o mundo, diz a pesquisa.

Estudo foi divulgado em coletiva organizada em Londres, em formato virtual. Foto: Otávio Nogueira | Flickr

Segundo o estudo, o Brasil tem 969 projetos shovel ready, representando oportunidades de investimentos de cerca de US$ 108 bilhões. Além de 600 mil postos de trabalhos, os quase mil projetos “prontos para começar” adicionariam 65 GW de capacidade instalada ao mix de energia brasileiro — quase o triplo da capacidade atual das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, que têm custos extremamente elevados e um impacto ambiental bastante negativo.

“Este relatório multipaíses, que adotou uma abordagem de baixo para cima, mapeia a fila de projetos shovel ready que poderiam ser desbloqueados para permitir uma recuperação verde”, explica Serge Colle, assessor para Energia Global da EY.

“A pesquisa destaca o real potencial do investimento do setor privado para acelerar as energias renováveis, com a aplicação de políticas governamentais e estruturas reguladoras que liderem nesse sentido.”

Serge Colle, assessor para Energia Global da EY
Sair da versão mobile