- Publicidade -

Mini hidroelétrica pode abastecer até 500 casas

Criado por jovens belgas, sistema de turbina funciona em qualquer curso de água com no mínimo 1,5 metro de desnível

mini hidroelétrica
Foto: Turbulent
- Publicidade -

Jasper Verreydt e Geert Slachmuylders são dois jovens belgas com conhecimentos em diversas áreas – finanças, direito, eletromecânica e mobilidade inteligente. Inquietos, eles sempre quiseram criar soluções para uma vida melhor e conseguiram fazer isso com um projeto de geração de energia hidroelétrica de baixo custo que pode ser instalado em quase qualquer canal de água.

Jasper e Geert criaram a Turbulent, uma empresa que desenvolve e instala turbinas inovadoras, gerando energia de baixo custo, sem necessidade de muita manutenção e com pouco impacto ambiental.

Imagem: Turbulent

A ideia das turbinas começou quando os dois estudavam os vórtices que se formam em rios e canais e, depois de reunir uma equipe de profissionais, conseguiram desenvolver turbinas hidrelétricas de 15 a 70 kW que pode ser “instalado em qualquer rio, canal ou curso d’água que tenha uma queda entre 1,5 – 5 metros. E podem gerar eletricidade usando uma turbina individual ou uma rede de várias turbinas para maior demanda de energia ”, segundo o site da empresa.

- Publicidade -

As turbinas são uma excelente alternativa para locais isolados, pois são fáceis de instalar, exigem pouca manutenção, têm longa duração e podem gerar energia limpa para comunidades de 50 a 500 famílias. Dependendo das condições de cada sistema, é possível gerar entre 120.000 a 560.000 kWh por ano, por turbina.

Os empreendedores afirmam que seu objetivo é “levar eletricidade limpa e acessível a locais remotos, desenvolvendo novas tecnologias e capacitando as culturas locais para usá-las”.

Mini hidroelétrica instalada no Chile. Foto: Turbulent

E eles estão cumprindo esta meta. Desde que a Turbulent foi fundada, em 2015, Jasper e Greet já instalaram o sistema em várias partes do mundo, como Bélgica, Chile, Indonésia, França, Estônia, Filipinas, Taiwan, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.

Como funciona a mini hidroelétrica?

Uma estrutura de concreto funciona como um coletor em forma de espiral que direciona a água para as hélices em uma velocidade suficiente para que a turbina gire e a energia mecânica gere energia elétrica.

A ideia é simples, mas bastante eficaz e uma vez implantado, o sistema pode gerar energia de maneira constante, diferente do que acontece com outras fontes de energia renovável como a solar e eólica que dependem das condições do clima.

De acordo com a empresa, para produzir a mesma quantidade de energia contínua de uma turbina, seria necessária uma usina solar do tamanho de um campo de futebol.

Para diminuir o impacto ambiental das turbinas, os inventores realizaram vários testes até chegar a um desenho especial que garantisse que os peixes e outras espécies aquáticas posassem ilesos pelas hélices quando elas fossem instaladas em rios, canais e cursos de água.

Outro ponto positivo é que as turbinas da Turbulent podem ser transportadas em um pequeno caminhão, facilitando a entrega e as obras e instalação levam apenas alguns dias.

Foto: Turbulent

Graças ao seu trabalho, Jasper Verreydt e Geert Slachmuylders receberam vários prêmios em concursos de inovação e engenharia no Reino Unido, Bélgica, México, França, Chile e Austrália.

No vídeo abaixo você pode entender um pouco melhor como as turbinas da Turbulent funcionam.

- Publicidade -
Sair da versão mobile