Ícone do site

Cidade na Dinamarca converte sua frota de ônibus para 100% elétricos

Fabricados na China, os veículos estão prontos para serem enviados.

Published 22/01/2019

As linhas de ônibus municipais no município de Roskilde, famoso abrigar um dos mais maiores festivais de música pop, serão totalmente elétricas a partir de abril de 2019. Os veículos são importados da China e, segundo a mídia local TV2 Lorry, estão prontos para serem enviados.

“Estou muito satisfeita com a decisão de que todos os ônibus da cidade funcionem com eletricidade e possam contribuir para conter as mudanças climáticas”, afirma a prefeita Joy Mogensen. Ela cita que o município já vivencia os efeitos climáticos por meio de várias inundações. “Alguém deveria assumir a liderança na transição para o transporte público verde e fico feliz que podemos fazer isso aqui em Roskilde”, diz ela.

“Também não há emissão local de CO2 dos motores elétricos. Isso significa que o município reduzirá emissões de 1.400 toneladas de CO2 por ano”, calcula Karim Friis Arfaoui, presidente do Comitê de Clima e Meio Ambiente do município. Outro ponto positivo que a gestão salienta é em relação a poluição sonora, uma vez que ônibus elétricos emitem muito menos ruídos.

Ônibus chinês

Umove East é a subsidiária responsável pela transição, que realiza o trabalho em parceria com a prefeitura da cidade. O CEO da Umove, Johnny B. Hansen, afirma que os ônibus em Roskilde virão da maior fabricante de ônibus do mundo – a chinesa Yutong. O fabricante tem muitos anos de experiência com ônibus elétricos. E produz um total de 300 ônibus por dia.

Sair da versão mobile