- Publicidade -

Árvores Solares são instaladas na capital e região metropolitana de SP

Equipamentos capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB

árvores solares
Foto: Divulgação | Enel
- Publicidade -

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, está instalando 8 árvores solares na capital e municípios da região Metropolitana. A iniciativa de Sustentabilidade da distribuidora é voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica.

Quatro delas já foram instaladas.  Uma na Santa Casa de São Paulo, no bairro de Higienópolis, uma no Parque do Povo de Itapecerica da Serra e duas no município de Rio Grande da Serra, uma delas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra na Prefeitura do município.

Os demais locais que terão as árvores solares instaladas são a Universidade Federal do ABC (UFABC) em Santo André e o Hospital das Clínicas de São Paulo, com duas unidades cada.

Foto: Divulgação | Enel
- Publicidade -

Em outubro a concessionária já havia anunciado a instalação de 13 árvores solares em parques estaduais públicos de São Paulo: Parque Villa-Lobos (Zona Oeste), Parque Cândido Portinari (Zona Oeste), Parque Belém (Zona Leste), Parque Juventude (Zona Norte) Água Branca (Zona Oeste), Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba), Parque Jequitibá (Cotia) e Parque Ecológico do Embu-Guaçu Professor Aziz Ab’Saber (Embu-Guaçu).

Os equipamentos possuem um design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.

Árvores Solares

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura. Os equipamentos contam com capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia, e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os locais. Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem de forma harmoniosa a paisagem dos ambientes onde estão sendo instaladas.

A instalação das árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O PEE da Enel Distribuição São Paulo existe desde 1999, e já investiu aproximadamente R$ 957 milhões em 394 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile