- Publicidade -
Início Planeta Desenvolvimento

Pás de turbinas eólicas podem ser reaproveitadas

Pontes, linhas ferroviárias, reforço em obras de infraestrutura e até móveis são exemplos de uso das pás antigas

turbina eólica
Foto: iStock
- Publicidade -

A energia eólica é uma opção renovável e vem ganhando espaço no Brasil e no mundo há algum tempo. A primeira geração turbinas eólicas, equipamentos que podem ultrapassar cem metros de altura, já estão sendo aposentadas e é necessário dar um destino para esta grande quantidade de material, um destino seja tão sustentável quanto a geração de energia com o vento.

O material dos equipamentos antigos combina plástico e fibra de vidro, o que o torna essencialmente não reciclável. Sem um novo aproveitamento, o descarte pode chegar a 2 milhões de toneladas em 2050.

A boa notícia é que a fibra de vidro presente nas pás é um material valioso usado para tornar as coisas fortes e leves. Reutilizar esta enorme quantidade deste material significa não só dar um destino mais sustentável ao que já foi produzido como produzir menos fibra de vidro para diversos fins.

- Publicidade -

Reaproveitar as pás de turbinas eólicas é uma solução que está sendo colocada em prática na Irlanda, onde estes equipamentos estão sendo usados na para construir pontes e reforçar o concreto em obras de infraestrutura. Outra proposta é usar as pás como barreiras acústicas em rodovias e paredes costeiras.

A University College Cork tem um projeto para construir uma ponte de pás de turbinas eólicas antigas que vai atravessar a Middleton-Younghal Greenway, uma ciclovia natural e uma trilha para caminhada.

“As pás são de uma turbina Nordex N29 desativada, de 14 metros de comprimento”, disse Paul Leahy, professor de engenharia de energia eólica. “As lâminas são usadas como o principal elemento estrutural da ponte e são funcionais no projeto.”

Para Paul, a parte estética também é um atrativo. “O material também é esteticamente atraente devido à sua forma levemente curvada. Eestamos procurando outros produtos que reaproveitem as pás, como móveis de exterior.”

Toda maneira de reaproveitamento é bem-vinda, já que apenas na Irlanda 11 mil toneladas de pás devem ser desativadas nos próximos 4 anos.

Já nos Estados Unidos, a proposta é reaproveitar as grandes pás como barreiras costeiras para proteger os solos da erosão ou para construir torres de transmissão elétrica – um projeto da UCC que ganhou o nome de “Re-Wind”.

Outra iniciativa, desta vez no Reino Unido, é o uso das pás como parte de uma rede ferroviária de alta velocidade em desenvolvimento, construída pela Skanska Costain Strabag .

Novas turbinas, novo material

Para que as novas turbinas sejam ainda maiores, mais eficientes e mais duráveis, os fabricantes estão substituindo a fibra de vidro por fibra de carbono.

Com isso, quando estes equipamentos forem aposentados, será mais fácil dar um destino sustentável a eles, já que as possibilidades de reciclagem da fibra de carbono são maiores.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok