- Publicidade -
Início Planeta Desenvolvimento

Liv Up auxilia agricultores a obter certificação orgânica

Empresa apoia agricultores familiares e produção orgânica dando suporte no processo e reduzindo custos da obtenção de certificado

certificação orgânica
Foto: Divulgação | Liv Up
- Publicidade -

A foodtech Liv Up está ajudando oito produtores de sua base na obtenção da certificação orgânica junto ao Ministério da Agricultura, reduzindo os custos do processo em 65% para cada um deles, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e orgânica entre seus fornecedores.

“Sou produtor agrícola desde criança, e, ao completar dezoito anos decidi sair do campo pelas dificuldades do mercado e das flutuações de preço. Há quatro anos retornei para a agricultura, e, em uma parceria com outros produtores trilhando minha própria produção no tomate desde o ano passado, retomei a produção familiar, que até então não estava certificada”, conta Rodrigo Braz Gaudêncio, produtor de tomate da empresa que conquistou o certificado.

Foto: Divulgação | Liv Up

Segundo ele, os principais motivos dessa ausência de certificação eram a burocracia e o custo elevado. Com a ajuda da Liv Up, o produtor já entregou mensalmente mais de 5 toneladas de alimentos em 2021, volume que representa mais de 40% da demanda do produto na foodtech. “Antes, eu sofria muito com as flutuações de demanda e os preços do mercado, que muitas vezes, não cobriam nem os custos de produção”, acrescenta o agricultor.

- Publicidade -

A empresa considera a certificação orgânica parte fundamental de uma cadeia de impacto positivo e com garantia na origem dos alimentos e insumos que utiliza. Com a certificação é possível elevar a rastreabilidade e garantir da qualidade do ingrediente, além de abrir o mercado ao pequeno produtor e reduzir flutuações de preço.

Porém, os custos para a obtenção da certificação são altos, chegando a R$ 5 mil ao ano, o que pode pesar na decisão de tirar o certificado. O processo também pode ser bastante moroso e burocrático.

Uma das condições para a parceria entre a foodtech e os agricultores é que todos os manejos e tratos culturais sigam a legislação orgânica brasileira. Para isso, a empresa ajuda os produtores na busca da documentação necessária em cada etapa do processo e usa estes documentos para garantir o certificado.

Foto: Divulgação | Liv Up

Atualmente, 35 famílias de produtores fazem parte de um sistema de parceria chamado de Plantio Dedicado. Os produtores não têm exclusividade com a marca, mas tem garantia de compra de determinada quantidade de produtos, gerando segurança econômica e capacidade de planejamento.

“Tão importante quanto gerar um impacto positivo no meio ambiente, é incentivar parcerias que auxiliam o produtor. Gerar um impacto positivo na vida de quem está fazendo a diferença no campo, repercute e beneficia toda a cadeia e contribui cada vez mais com o fomento do setor de agricultura do país”, garante Pedro Martins, líder de Inovação e Sustentabilidade da Liv Up.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok