lixo tóxico
Foto: Claudio Schwarz | @purzlbaum - Unsplash
- Publicidade -

Uma decisão do governo canadense incluiu os “produtos industrializados de plástico” na Classificação 1 da Lei Canadense de Proteção Ambiental (CEPA, na sigla em inglês), que lista substâncias tóxicas e prevê o gerenciamento desses resíduos considerando os potenciais riscos associados à poluição ambiental.

Na prática, a medida dá ao governo federal autoridade para regulamentar os produtos de plástico e mantê-los longe de incineradores, aterros sanitários e o meio ambiente, incluindo uma proibição nacional de objetos de plástico descartável, como sacolas de compras, embalagens para entrega de comida, canudos, misturadores de bebidas e talheres.

- Publicidade -

“Essa decisão nos aproxima um pouco mais do fim do fluxo fatal de plástico que chega aos nossos oceanos. O governo federal precisa usar todas as ferramentas à sua disposição para acabar com o crescente desastre do plástico, incluindo uma forte proibição de itens de plástico descartável”, afirma a bióloga Ashley Wallis, da Oceana Canadá. “Noventa e cinco por cento dos canadenses estão preocupados com o impacto da poluição por plástico sobre nossos oceanos e 86% apoiam a proibição dos plásticos de uso único. A hora de agir é agora”.

Junto com a Oceana, organizações ambientalistas como Environmental Defence, Ecojustice e Toronto Environmental Alliance aprovaram a medida anunciada e cobram que o governo canadense aja rapidamente para finalizar uma norma sólida que proíba os plásticos descartáveis ​​não essenciais até o final de 2021. 

Redução do plástico desnecessário

A inclusão na lista é uma etapa fundamental do plano do Canadá para enfrentar a crise cada vez mais intensa da poluição por plásticos, permitindo regulamentações que reduziriam o uso desnecessário e apoiariam uma economia circular não tóxica e de baixo carbono.

Foto: Oceana

A poluição por plásticos foi identificada pela ONU como a segunda ameaça mais nefasta ao meio ambiente global, ficando atrás apenas da mudança climática. Todos os anos, mais de três milhões de toneladas de lixo plástico são jogadas fora no Canadá, das quais 91% vão para aterros, incineradores ou diretamente para o ambiente natural.

Muitos países do mundo já proibiram certos itens descartáveis, e 170 se comprometeram a reduzir significativamente o uso de plástico até 2030. Na União Europeia, a proibição do plástico descartável entrará em vigor neste semestre.

- Publicidade -