- Publicidade -

Universidade de Berkeley, na Califórnia, tem cursos grátis sobre sustentabilidade

Os cursos são disponibilizados on-line e vão desde biologia até o direito ambiental.

O Veduca é um site que reúne cursos on-line provenientes de instituições brasileiras a internacionais. Entre as opções disponíveis estão cursos livres na área ambiental e de sustentabilidade. O CicloVivo separou sete sugestões aulas produzidas pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, uma das mais conceituadas dos EUA e uma das mais importantes do mundo. Veja abaixo quais são eles:

- Publicidade -

1. Biologia Geral I

O curso possui 31 horas/aula ministradas. Entre os temas abordados pelos professores no curso estão a formação das células, genética, os sistemas e disfunção celular.

Clique aqui para iniciar o curso.

2. Biologia Geral II

- Publicidade -

Este curso é bem abrangente, com carga de 33 horas, divididas em 40 aulas. Os estudantes começam aprendendo sobre algas, fungos e samambaias. A segunda leva de temas passa pela fisiologia vegetal, evolução das espécies, até chegar à interação entre os organismos e ecossistemas.  

Clique aqui para iniciar o curso.

3. Economia e Política Ambiental

- Publicidade -

Com 24 aulas, este curso começa dando aos estudantes noções sobre economia, política e mercado. Com o decorrer dos estudos os temas vão se relacionando, junto com as análises de como as transações comerciais e a produção se relacionam com o meio ambiente e a sociedade.

Clique aqui para iniciar o curso.

4. Leis e política ambientais

Ministrado por Bob Infelise, o curso trata sobre temas como: direito ambiental, leis administrativas, recursos naturais, lixo tóxico, poluição do ar, recursos hídricos, entre outras coisas.

Clique aqui para iniciar o curso.

5. Energia e meio ambiente

Este curso é ministrado pelo professor Steven Weissman e fala sobre o lado econômico da produção de energia, assim como os impactos ambientais de diferentes processos. Além de falar sobre as fontes tradicionais, como os combustíveis fósseis, ele também apresenta as opções alternativas e como este setor se relaciona com as mudanças climáticas.

Clique aqui para iniciar o curso.

6. Energia Renovável e Alternativas

Steven Weissman também é o professor deste curso, que apresenta problemas, soluções e oportunidades geradas pelo mercado das fontes energéticas renováveis. Os estudantes podem aprender mais sobre as diferentes opções.

Clique aqui para iniciar o curso.

7. Leis ambientais internacionais

Este curso possui carga horária de 21 horas e trata sobre temas polêmicos, como as disputas por terras e água. Entre os assuntos estudados também estão direitos humanos, biodiversidade, mudanças climáticas, relações comerciais e a responsabilidade dos Estados.

Clique aqui para iniciar o curso.

Também estão disponíveis na plataforma cursos na área de meio ambiente e sustentabilidade na USP, de São Paulo, e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Redação CicloVivo