- Publicidade -
Foto: Reprodução/Facebook

É possível produzir alimentos orgânicos em lugares totalmente improváveis. O “Green in the City” é prova disso. O projeto é uma verdadeira fazenda urbana no telhado de um shopping da capital israelense, Tel Aviv. A estrutura produz, entre outras coisas, mais de dez mil unidades de hortaliças por mês.

- Publicidade -

O telhado vivo é apenas uma das iniciativas sustentáveis mantidas pelo shopping. A cobertura do centro comercial ainda concentra um viveiro para aves e árvores, um apiário e uma “caverna” para morcegos frutívoros nativos.

De acordo com a página do projeto, todos os alimentos são produzidos de forma orgânica, sem que sejam usados pesticidas ou fertilizantes artificiais. Para garantir a demanda, toda a produção é hidropônica.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A fazenda urbana conta com duas estufas, que somam 750 metros quadrados de áreas de cultivo, onde são plantados 17 tipos diferentes de vegetais e ervas em rotação. O sistema garante que todos os meses a colheita seja de mais de 10 mil “pés”.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A produção conta com uma técnica especial para sobreviver às condições do clima e espaço. Os alimentos que são cultivados por hidroponia a partir de sementes recebem uma espuma flutuante com pequenos buracos, por onde as raízes passam para crescer. Isso isola a água e bloqueia a luz solar. Para o abastecimento, a água é oxigenada por uma bomba de ar e os nutrientes são cuidadosamente monitorados. Este processo garante que os alimentos se desenvolvam duas vezes mais rápido no que no cultivo tradicional.

- Publicidade -
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Apesar da grande quantidade de alimentos produzida no shopping, o principal intuito do projeto é a conscientização. Por isso, o espaço recebe workshops, oficinas educativas e projetos de sensibilização. A maior parte da produção é vendida a restaurantes locais e aos moradores da região, que recebem os alimentos em casa, através de entregas feitas em bicicletas.

São Paulo também tem shopping com horta orgânica

O Shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo, também possui uma horta orgânica em sua cobertura. O telhado verde, com cinco mil metros quadrados, produz alimentos frescos e ainda ajuda a reduzir as temperaturas internas. As plantas são fortificadas a partir do adubo produzido com os restos de comida encontrados na praça de alimentação do shopping.

- Publicidade -
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Com as plantas espalhadas por todo o telhado, a temperatura interna deverá ficar mais amena, diminuindo o uso do equipamento de refrigeração de ar nas dependências do shopping, que desperdiça cem mil litros de água por dia e emite significativas quantidades de carbono na atmosfera.

Redação CicloVivo