- Publicidade -

Designer britânico projeta cidade e floresta em meio ao deserto

O Projeto Bioma Arábia desenvolvido pelo designer britânico Phil Pauley pretende trazer a floresta para o deserto. A cidade abrigará mil espécies de plantas, árvores e vida marinha e possuirá tecnologias de energia renovável.

O designer conceitual Phil Pauley foi convidado a voltar para o Reino da Arábia Saudita para apresentar o “Projeto Bioma Arábia” para o Ministério da Educação e da Comissão de Turismo e das Antiguidades.

- Publicidade -

Trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e com o Oriente Médio, os projetos conceituais de Pauley despertaram o interesse da imprensa internacional. Esta é a primeira vez que um designer conceitual esteve envolvido na concepção de um edifício antes de uma prática de arquitetura ter sido selecionada, o que marca uma nova era em um novo ponto de partida em projetos de arquitetura conceitual.

O projeto, que pretende  "trazer a floresta para o deserto", foi pensado para ser construído em uma localização central em Riade, capital da Arábia Saudita. A enorme cidade terá um hotel, unidades residenciais e comércio, áreas de alimentação, uma área central e no topo da “cúpula”, um restaurante. Tudo isso dentro de um ambiente de floresta tropical, com uma cachoeira com mais de 60 metros de altura. 

O projeto tem suscitado uma série de desafios, incluindo a gestão da água e sistemas de regulação térmica dentro de um edifício três vezes maior do que o “Projeto Eden”, na Cornualha. Se o projeto realmente se tornar realidade, será a maior biosfera coberta, segundo os críticos, criada dentro de um dos ambientes mais quentes do mundo.

Na sequência de seu sucesso com o conceito “Sub-Biosfera 2”, caracterizado globalmente e na CNN como "O maior", o jovem designer britânico está começando a obter o reconhecimento por seu trabalho de concepção em todo o mundo. 

- Publicidade -

O projeto irá abrigar mil espécies de plantas, árvores e vida marinha no seu aquário proposto, hospedando flora e fauna além de cuidar dos recursos hídricos e possuir uma gama de tecnologias de energia renovável para iluminar a cidade com luz “verde”. 

Além de criar um novo município para o, atualmente inabitável deserto, o Bioma espera incentivar a energia sustentável, o turismo cultural e ofercer oportunidades educativas para toda a região.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter