- Publicidade -

Aprenda a fazer um porta-lápis de garrafa PET

As garrafas de refrigerante PET que iriam para o lixo podem ser transformadas em diversos objetos, um deles é o porta lápis que o CicloVivo ensina a fazer.

O plástico, que tem sua origem no petróleo, é um dos materiais que mais preocupam, quando expostos ao meio ambiente, devido ao fato de demorar de 300 a 500 anos pra se decompor na natureza.

- Publicidade -

Para solucionar esse problema ou, pelo menos, parte dele, esse material pode ser reciclado ou reutilizado. Nesta matéria o CicloVivo ensina a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer um porta-lápis sustentável.

Materiais:

3 garrafas pet (verde) de dois litros; 2 garrafas de pet (branca) de dois litros; Régua; Canetinha; Tesoura; Barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro; Chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.

Primeiro Passo:

- Publicidade -

Retirar os rótulos de todas as garrafas e limpá-las com detergente. O ideal é não usar sabão em pedra, pois ele deixa as garrafas embaçadas. Para retirar as marcas de cola, deixadas pelo rótulo, pode-se usar tinner. O álcool é ideal para retirar os riscos de canetinha. Porém, a limpeza não deve ser feita no momento em que estiver acontecendo a perfuração ou o acabamento.

No corte das garrafas, é preciso deixar sempre uma margem de um ou dois centímetros para fazer o acerto da peça e o acabamento.

Em uma das garrafas verdes, será feita uma marcação a 10 centímetros de comprimento a partir do gargalo. O fundo também leva uma marcação, acima da marca da parte inferior. A primeira etapa acaba com o corte dos dois riscos.

- Publicidade -

Segundo Passo:

No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial:

1. Antes de iniciar o acabamento, é preciso garantir que as peças estejam bem secas. Se estiver molhada, a peça poderá ficar deformada. Um retalho qualquer de PET deve ser colocado sobre uma chapa de metal aquecida no fogão;

2. Quando o retalho começar a fazer voltas, a chapa está na temperatura ideal e o fogão já pode ser desligado. Se a chapa aquecer demais, a garrafa ficará áspera;

3. As peças devem ser pressionadas sobre o fogão e giradas aos poucos até que o acabamento desejado seja alcançado;

4. O acabamento total é concluído quando a borda inteira está voltada para dentro, em cerca de 0,5 cm;

5. Para o acabamento parcial, deixe a peça por menos tempo sobre a chapa, apenas para retirar a parte cortante.

 

Terceiro Passo:

Feito o acabamento total do bico, ele deve ser marcado, com a canetinha, dividindo-o em quatro partes. A barra de perfuração será usada para fazer um furo no centro de cada linha marcada. Os furos também podem ser feitos com tesoura comum.

Quarto Passo:

É preciso retirar os gargalos das garrafas restantes e utilizar novamente a técnica One Deck para dar acabamento;

Para montar o porta-lápis, os gargalos devem ser colocados no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;

Agora é só encaixar o bico no fundo para finalizar a peça.

*Recebemos essa sugestão por email, porém não temos informações sobre o seu autor.