- Publicidade -

Ponto de entulho vira praça com horta comunitária

Localizado na comunidade Vila da Paz, em SP, espaço agora é de lazer e convivência.

comunidade Vila da Paz
- Publicidade -

Uma nova área de lazer acaba de ser inaugurada na Zona Sul da capital paulista. O espaço substitui um antigo terreno baldio na comunidade Vila da Paz, em Interlagos, por uma área de lazer e convivência, que deve atrair crianças e idosos. 

O terreno de 2,4 mil m², às margens do Rio Pinheiros, foi totalmente revitalizado com parque infantil, quadra de esportes, academia para a terceira idade e horta comunitária. O espaço conta também com iluminação fotovoltaica. 

A transformação da área foi viabilizada pelo Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social (FUSSP) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). Para implantação da praça foram retiradas 3,3 mil toneladas de entulhos descartados ilegalmente no local.

- Publicidade -

Em comunicado, o Governo de São Paulo explica que a Vila da Paz está inserida em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS-1) na legislação urbanística de São Paulo. Ou seja, trata-se de local destinado, predominantemente, à moradia digna para a população de baixa renda por intermédio de melhorias urbanísticas, recuperação ambiental e regularização fundiária de assentamentos precários e irregulares.

A obra da praça teve início em 2020 e foi inaugurada no último sábado (27).

Revitalizar terrenos baldios 

Revitalizar espaços abandonados da cidade contribuem para melhorar a segurança do entorno. Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apontou que tal medida contribui para reduzir os níveis de criminalidade, violência e estresse. Os mesmos pesquisadores também descobriram que terrenos baldios transformados em áreas verdes ajudam na saúde mental.

No caso da horta comunitária, também inaugurada na comunidade Vila da Paz, ainda há o estímulo para ajudar a fortalecer os laços entre moradores do bairro.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile