Ícone do site

Como plantar e cultivar mamão de forma orgânica

O mamoeiro é anti-inflamatório, cicatrizante, diurético, laxante, ajuda na digestão.

Published 01/09/2021

O mamão (Carica papaya L.) é um arbusto frutífero muito popular no Brasil, tornando o nosso país um dos maiores produtores. É de origem da América tropical, onde geadas ou temperaturas muito baixas são mais difíceis de acontecer.

No Brasil, as variedades mais plantadas são a Sunrise Solo, com as cultivares Havaí, Papaya ou Amazônia, a variedade Improved Sunrise Solo cv 72/12, com a cultivar mamão Havaí, e a variedade Formosa, com as cultivares Tainung nº1 e Tainung nº2. 

Os frutos podem ser consumidos a partir de conservas, geleias, sucos e néctares, frutas cristalizadas, além do fruto sem processamento. O caule também pode ser consumido a partir de geleias.

Ao aprender como plantar mamão orgânico e colocar a mão na massa, você estará cultivando em sua horta orgânica uma planta com muitas propriedades medicinais.

O mamoeiro é anti-inflamatório, cicatrizante, diurético, laxante, ajuda na digestão. Se as sementes de mamão forem consumidas, pode ajudar na limpeza estomacal e no tratamento de verminoses. Além de todos esses benefícios, o mamoeiro ainda é rico em nutrientes, como açúcares, fibras, vitaminas C, E e K, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, e sódio, entre outros. 

Uma planta tão importante como essa merece uma chance de ser plantada. Para isso, irei te ensinar e você vai ver que é muito simples cultivar mamão orgânico.

Como plantar mamão orgânico

Agora vamos aprender como é fácil ter um plantio de mamão de qualidade. É só seguir as recomendações.

Época de plantio

O mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano, desde que sejam observadas as necessidades de irrigação. Prefira plantar no início das chuvas e assim diminuir os custos de irrigação.

Temperatura e ambiente

O clima ideal para o mamoeiro é aquele com temperaturas entre 22 a 26ºC, com luz solar direta e com chuvas bem distribuídas.

Luminosidade

Foto: iStock

O mamoeiro se desenvolve bem em locais que recebem grande insolação. Deve ter luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia.

Preparo das mudas

O mamoeiro é plantado principalmente por meio de sementes e vamos falar aqui sobre como fazer mudas de mamão.

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, para produção de sementes, você pode retirar dos próprios frutos ou comprar em lojas agropecuárias. Quebre a membrana das sementes ao apertá-las contra uma peneira, com cuidado para não quebrar as sementes. Lave e deixe secar em local escuro.

Agora você já pode plantar as sementes, ou nos canteiros, ou em vasos. No caso de vasos, você terá que fazer um transplante depois, se for um vaso pequeno, com o risco do mamoeiro não se desenvolver bem. Se for plantar em vasos, recomendo que seja o plantio definitivo, e para isso, utilize vasos de 100 litros com boa adubação. 

Para o plantio direto no solo, disponha as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de cinco centímetros. É preciso obter dessa etapa as plantas machos e fêmeas. Plantar mais, te dá maior segurança de obter esses dois tipos.

Foto: iStock

Faça a seleção das melhores mudas. Quando estiverem com 90 cm, aproximadamente, vai ser possível dizer se é uma planta macho ou fêmea. A planta macho tem seu florescimento primeiro, e possui um caule fino e longo com as flores. A flor do mamão fêmea é próxima ao caule e é maior que a da planta macho. É preciso pelo menos um mamão macho para cada 10 ou 15 mamões fêmea se você tiver o interesse de produzir frutos.

Existem também as plantas hermafroditas, que são ao mesmo tempo macho e fêmea e se autopolinizam.

Espaçamento e solo

O espaçamento para plantio em solo pode ser de 3 a 4 metros entre as linhas, e de 1,80 a 2,50 entre as plantas.

Essa planta prefere um solo areno-argiloso, com pH entre 5,5 a 6,7. Ao escolher o local do plantio, evite solos pouco profundos ou em baixadas.

Adubação

A adubação de plantio deve ser uma adubação orgânica para manter seu plantio com mais saúde. Você pode adubar com torta de mamona e cacau ou esterco de galinha ou gado.

As adubações de cobertura devem ser feitas uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, em solos úmidos.

Irrigação

O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.

Como e quando realizar a colheita

Foto: iStock

A colheita vai depender da cultivar utilizada. Mas, geralmente, o fruto amadurece de 4 a 6 semanas após a abertura da flor, e então pode-se fazer a colheita. 

Se a intenção é comercializar, a colheita deve ser feita quando os frutos apresentarem estrias ou pelo menos 50% da coloração já amarelada. Cuidado ao manusear e fazer o transporte, pois ele é muito sensível.

Tratos para manter a saúde do plantio

Ao fazer o plantio, fique muito atento ao possível aparecimento de doenças. As principais doenças do mamoeiro são causadas pelas viroses do mosaico do mamoeiro e pelo vírus da mancha anelar do mamoeiro, em que os sintomas são amarelecimento e enrugamento das folhas mais novas, mosaico nas folhas e clareamento das nervuras. Para tratar essas viroses, você pode fazer um controle já no viveiro, retirar as plantas velhas, fazer rotação de culturas e evitar o plantio de hospedeiras do vírus como as cucurbitáceas (quiabo, couve flor, pimenta, repolho, algodão e berinjela).

Faça a renovação do pomar de 2 a 4 anos para ter sempre uma boa produção do fruto. Fique sempre de olho na irrigação, adubação, no aparecimento de plantas daninhas e faça o devido controle.

Sair da versão mobile