Ícone do site

Como cultivar sua salada em vasos?

Plantar o próprio alimento não depende de um quintal grande: é possível fazer uma horta em vasos, aproveitando varandas e janelas

Published 13/04/2022
horta em vaso

Foto: Tookapic | Pixabay

Ao contrário do que muita gente imagina, alguns legumes e verduras não precisam ser obrigatoriamente plantados em jardins ou quintais, existem cultivos que podem ser feitos em varandas de apartamentos ou janelas – e são uma ótima alternativa para quem mora em locais que têm pouco espaço. Uma horta em vaso é uma ótima ideia para quem quer começar a plantar!

A seguir, você irá aprender como se deve plantar e os cuidados que deve ter ao decidir cultivar hortaliças em casa. Afinal, por mais que todas essas plantas possam ser cultivadas em vasos, elas necessitam de cuidados diferentes.

Entre as  verduras e legumes podem ser plantados em vasos estão o alface, a abobrinha, ervilha, beterraba e até mesmo tomate. Com algumas dicas é possível ter uma horta em casa, mesmo com pouco espaço.

Como plantar verduras e legumes em vasos?

Para aprender a plantar verduras e legumes em vasos, é preciso fazer uma série de escolhas, desde o tipo de vaso até a iluminação que as plantas precisam para se desenvolvam da melhor forma possível. Confira!

Como escolher o vaso?

Foto: iStock

Embora seja possível plantar verduras e legumes em vaso, eles não podem ser cultivados em qualquer vaso. Existem alguns vasos que não devem ser usados, pois podem prejudicar as hortaliças. Desse modo, você pode plantar em vasos de plástico e de argila, sendo que o último necessitará de mais cuidados, mas ambos precisam ser grandes.

De um modo geral, é importante que você evite vasos de madeira e que tenham uma cor escura, pois os de madeira podem soltar algum composto químico e os na cor preta, por exemplo, absorvem muito o calor.

Condições do solo

Por mais que as hortaliças não sejam exigentes em relação ao local do plantio e se desenvolvam bem em vasos, elas são exigentes em relação ao solo. O melhor tipo de mistura de solo para suas plantas é uma parte de húmus e a outra de musgo, misturas orgânicas para solo.

Você consegue encontrar este tipo de adubo com facilidade em viveiros, em lojas especializadas em materiais para jardinagem e até mesmo em casas de agropecuária. Há ainda a possibilidade de você comprar as misturas prontas, o que é mais prático.

Umidade

Além dos cuidados ao escolher o tipo de vaso e o solo, é importante ter cuidado com a quantidade de umidade que as verduras e legumes irão receber. Regar é um ato muito importante para que as plantas se desenvolvam, afinal, sem água elas não têm como absorver os nutrientes do solo.

Além disso, ao regar com frequência você garantirá que o solo fique sempre úmido, protegendo a planta das altas temperaturas. Se você não tem tempo de regar suas plantas todos os dias, você pode instalar um sistema de irrigação por gotejamento.

Iluminação

Foto: Rain Yan | Unsplash

Assim como as demais plantas, a sua horta nem sempre pode pegar muito sol. É importante antes de plantar qualquer tipo de planta, levar em consideração se a verdura e legume necessita de muita ou pouca luz do sol.

Por isso, pode ser que a sua planta necessite de sol pleno, isto é, ficar exposta ao sol por no mínimo 7 horas. As meia-sombra são as que precisam de apenas 3 horas de sol, depois podem receber a luz indiretamente, já as que vivem bem na sombra precisam de pouca iluminação, sem incidência direta do sol.

Melhores verduras e legumes para cultivar em varandas

Agora que você já sabe como escolher um vaso e como deve ser o solo, chegou a hora de saber como cultivar cada uma das verduras e legumes em sua varanda.

Abobrinha

Foto: Pixabay

Para plantar a abobrinha, você precisará dos seguintes materiais: um vaso de 40 por 40 cm, perlitas para ajudar a planta a enraizar, 50% de terra adubada em matéria orgânica, 40% de húmus de minhoca, 10% de areia e sementes de abobrinha. Além disso, o vaso deve ter capacidade para no mínimo 15 litros.

Em relação a luminosidade, esse é um tipo de legume que necessita de sol pleno, ou seja, cerca de 5 horas de sol por dia. Lembrando que o sol das 9 às 16 horas é prejudicial para qualquer tipo de planta.

Beterraba

Foto: Pixabay

Por se tratar de um legume, a beterraba precisa ser plantada em um vaso fundo, logo a parte comestível se desenvolverá demais da terra, assim como a abobrinha. Sendo assim, na hora de escolher um vaso, opte por um que tenha cerca de 30 cm de profundidade.

Durante o cultivo, a beterraba precisa estar em um local onde a temperatura chegue no máximo a 29°C. O solo precisa ser rico em potássio e boro, além de receber luz direta por cerca de 6 horas, o seu solo precisa sempre estar úmido.

Rabanete

Foto: Pixabay

O tempo de cultivo do rabanete é muito rápido, cerca de 3 a 6 meses. Esse legume pode ser plantado na primavera ou outono. Por ser um legume pequeno, ele se desenvolve facilmente em um recipiente de até 15 cm de profundidade.

Com o solo rico em nutrientes, plante as sementes e depois regue para que o solo fique úmido. Para que a planta se desenvolva rapidamente, deixe cerca de 6 a 8 horas no sol.

Ervilha

Foto: Pixabay

As ervilhas são grãos que gostam de temperaturas amenas, entre 13 a 18 graus. Temperaturas muito altas podem impedir que elas cresçam, por isso o ideal é que sejam plantadas no início da primavera. Em relação à luminosidade, essa planta precisa de sol pleno, pelo menos 6 horas de sol.

Por ser uma planta que gosta de temperaturas amenas, é importante deixar sempre o solo úmido, mas cuidado: não deixe encharcado de água, pois pode apodrecer a raiz. Para saber se o solo está úmido basta colocar o dedo no solo.

Cenoura

Foto: Pixabay

Para plantar cenouras, você precisará de vasos fundos, a partir de 25 cm, logo o legume crescerá para debaixo da terra. É importante plantar as sementes com uma distância de 5 a 7 cm de distância, depois de plantar regue, e tenha sempre cuidado para não deixar o solo encharcado.

Após plantar, as cenouras estarão prontas para colher entre 75 a 100 dias. Assim como as demais hortaliças, a cenoura também precisa de sol direto, caso contrário não crescerá saudável. Além disso, mantenha o solo sempre leve, com um adubo orgânico que não seja pesado.

Pepino

Foto: Pixabay

Para plantar pepino em vasos é importante que o recipiente tenha pelo menos 30 cm de diâmetro e o substrato seja a base de argila. Em cada vaso coloque apenas 4 sementes com cerca de 5 cm de distância uma das outras. Depois de plantar, você deve regar diariamente para que ela se desenvolva.

A adubação precisa ser feita quinzenalmente, sendo logo após os primeiros pepinos aparecerem, para que eles fiquem ricos em potássio. Conforme a planta for crescendo use suportes, como varas ou telas, para que os galhos subam conforme crescem.

Vagem

Foto: Pixabay

A vagem também é conhecida como feijão verde. Essa planta se adapta melhor a climas quentes entre 20 a 25 graus, logo, é uma planta que necessita de pelo menos 7 horas de sol por dia, para que se desenvolva bem. É uma planta que precisa ser regada com frequência.

Ao contrário das outras plantas, a vagem não precisa ser adubada enquanto cresce, apenas antes de plantar as sementes. Será normal, mesmo que a vagem esteja em um vaso, que ervas daninhas apareçam, sendo assim, retire-as para que não sugue os nutrientes da planta.

Melhores verduras e legumes para cultivar em janelas

Além das verduras e legumes que foram citadas acima que podem ser cultivadas em vasos, existem as que podem ser plantadas em janelas. Saiba mais a seguir!

Cebolinha

Foto: Pixabay

A cebolinha é uma ótima opção para plantar em vasos e janelas. Primeiramente, essa planta deve ser cultivada durante o inverno, logo ela não pode pegar sol diretamente, apenas deve ficar na meia sombra, por isso as janelas são um local indicado para cultivá-las.

O solo deve ser rico em minerais, de preferência que seja orgânico. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 4 cm, em seguida, devem ser regadas. Lembrando que o solo precisa sempre estar úmido, caso contrário a raiz da planta pode ser prejudicada.

Tomate cereja

Foto: Pixabay

Caso você escolha plantar o tomate cereja na janela de sua casa, você precisará semear as sementes em agosto para que possa colher em dezembro. Essa época é perfeita para o desenvolvimento dessa planta, logo ela consegue receber luz natural, além de que é uma planta que se adapta bem a climas mais quentes.

A partir do surgimento dos primeiros brotos, essa planta precisará ficar cerca de 12 horas no sol. Vale lembrar que o sol de 11 a 15 horas pode queimar as folhas das plantas. Você precisará regar sua hortaliça apenas a cada 3 dias, pois o solo não pode ficar encharcado.

Alface

Foto: iStock

Assim como as demais plantas, a alface também pode ser plantada em janelas, cada muda em um vaso para que cresçam melhor. Após plantar as sementes você precisará regá-las um dia sim e outro não, logo é uma planta que gosta muito de umidade e precisa de apenas 5 horas de sol por dia.

A alface é uma planta que gosta de temperaturas que fiquem entre 15 a 25 graus, além disso, a circulação de ar é muito importante para o seu crescimento. O solo precisa ser bem drenado, rico em matéria orgânica e nutrientes, para que a alface se desenvolva.                                                                                                                                                                           

Espinafre

Foto: Pixabay

Inicialmente, plante as sementes a 1 cm de profundidade em um vaso de pelo menos 30 cm de diâmetro. Para que o espinafre comece a germinar em até 14 dias é necessário que o solo seja rico em minerais, principalmente em potássio e que ele seja bem drenado, arenoso e grosso.

Ao regar o espinafre, evite molhar as folhas, deixe apenas o solo sempre úmido para que a planta consiga absorver os nutrientes do solo e se desenvolva. Em relação a temperatura, esse é um tipo de planta que suporta altas temperaturas, sendo necessário deixá-la ao sol pleno durante o dia.

Com informações de Portal Vida Livre

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile