Cartilha ensina passo a passo de hortas orgânicas em espaços urbanos

Do planejamento à implantação, como fazer hortas comunitárias sem uso de agrotóxicos.

Foi pensando em melhorar os hábitos alimentares da população urbana que o Instituto Pólis publicou uma cartilha detalhando como realizar todo o planejamento até a implementação de uma horta comunitária. De bônus, os leitores ainda aprendem receitas de como aproveitar integralmente os alimentos.

A primeira parte ensina como organizar o grupo de trabalho e observar a disponibilidade de espaço físico para a execução da horta. Em seguida, algumas dicas para saber como escolher as espécies a serem plantadas.

A cartilha também ensina os macetes para entender o funcionamento do solo e como plantar em sementeiras, transpondo-as futuramente para um local definitivo.

Já para o controle de pragas e doenças, a publicação sugere alguns biofertilizantes – ensinando como fazê-los. Os interessados em compostagem também podem aprender como realizar a prática em casa. A cartilha é repleta de dicas interessantes, confira aqui.

Outras cartilhas já publicadas pelo CicloVivo: Manual grátis ensina o passo a passo da agricultura urbana, Manual escrito pelo “pai” da permacultura está disponível para download, cartilha ensina 16 receitas caseiras para controlar “pragas” na horta.