- Publicidade -

5 jeitos de atrair borboletas para o jardim

Assim como as abelhas, borboletas têm a capacidade de agir como polinizadoras.

como atrair borboletas
Foto: Kathy Servian | Unsplash
- Publicidade -

As borboletas são insetos muito importantes para manter o equilíbrio da natureza. Assim como as abelhas, elas também são polinizadoras e contribuem para a manutenção da biodiversidade por onde passam – ou voam.

Além desta função, elas deixam os jardins muito mais bonitos e coloridos. São diversas espécies com as mais variadas cores e tamanhos e ficar observando o voo das borboletas é certamente um momento especial, de contemplação e paz.

Por isso, listamos cinco jeitos de atrair borboletas. Confira!

Como atrair borboletas para o seu jardim?

1. Plantas hospedeiras

- Publicidade -

Tenha plantas hospedeiras e com néctar em seu jardim. A primeira opção serve para abrigar os ovos e casulos das lagartas. As plantas com néctar ajudam a fornecer alimentos para as borboletas. Algumas sugestões são: maracujá, laranjeiras, bromélias, couve, margaridas, justícia, coneflower roxo, barba-de-barata, entre outras.

O maracujá é uma fruta deliciosa que entra em várias receitas. E sua flor impressiona pela beleza. Foto: Pibaxay

2. Conheça as borboletas

Pesquise quais são as espécies de borboletas mais comuns em sua região e veja quais são as plantas que elas mais gostam. Buscar espécies nativas é sempre a melhor opção para todo o equilíbrio da biodiversidade. (Veja aqui algumas nativas da Mata Atlântica)

Foto: Pixabay

3. Água

Ofereça espaços com água para as borboletas descansarem. Pequenas fontes são boas opções. O ideal é deixa-los abrigados do vento. Não deixe água parada para evitar problemas com a procriação de mosquitos Aedes aegypti.

Foto: Pixabay

4. Plantas comestíveis

Se possível, tenha plantas comestíveis em seu quintal. Árvores frutíferas, ervas e legumes, servem como alimentos para os humanos e também para as borboletas. Esta é uma excelente oportunidade para as crianças entenderem as funções dos polinizadores na produção de alimentos.

Foto: Ulrike Langner | Unsplash

5. Seja orgânico

O uso de pesticidas e agrotóxicos afasta e pode até matar as borboletas e outros insetos benéficos, que costumam ser atraídos ao jardim. Portanto, mantenha sempre o plantio orgânico. Faz bem para a saúde e para o meio ambiente.

Foto: Pixabay

VEJA TAMBÉM:

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok