Ícone do site

Floripa, Vitória e Campo Grande têm novos ecopontos para eletrônicos

Decreto Federal institucionaliza a logística reversa para eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o país num prazo de cinco anos

Published 01/09/2021
eletrônicos e eletrodomésticos

Foto: ABREE

Com objetivo de expandir as ações de logística reversa e a conscientização da população sobre reciclagem, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) assinou termos de cooperação com três cidades: Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo, e Campo Grande, No Mato Grosso do Sul.

O objetivo é viabilizar a destinação final ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos  por meio de ecopontos e pontos de recebimento de produtos de todos os portes.

O Decreto Federal 10.240/2020, publicado em fevereiro de 2020, que institucionaliza a logística reversa para eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o país num prazo de cinco anos, já seleciona para este primeiro ano de implantação alguns municípios e estados, para que as primeiras ações já comecem a ser aplicadas e, assim, seja criado um ecossistema de logística reversa sustentável no Brasil.

Santa Catarina

Imagem: Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE)

Em Florianópolis, quatro ecopontos da rede SMMA Comcap estão operando desde julho,  recebendo os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros. Produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar, fogão e outros, podem ser levados aos ecopontos ou removidos por meio de agendamento domiciliar gratuito.

”Florianópolis já é a capital que mais recicla, a primeira a assumir metas lixo zero e a única que oferece coleta seletiva flex nas frações recicláveis, só vidro, só orgânicos e rejeitos. Essa parceria é fundamental para fazer avançar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, infelizmente, junto com móveis, ainda estão entre os principais itens descartados de forma irregular nas ruas da capital”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Os quatro ecopontos que recebem eletroeletrônicos em Floripa são:

Espírito Santo

Em Vitória, a coleta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que hoje se encontram em fase final de vida útil, será realizada na região através dos ecopontos de recebimento e também pelo agendamento via “Papa-Móveis”, que farão o serviço de recolhimento de produtos de todos os pesos e tamanhos.

O ecoponto da Unidade de Transbordo de Vitória, fica na rua São Sebastião, 405, no bairro Resistência. Quem não puder levar os eletroeletrônicos e eletrodomésticos até o local, pode solicitar a coleta pelo serviço de “Papa-Móveis” por  telefone 156 ou WhatsApp (27) 99693-8953.

Imagem: Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE)

Mato Grosso do Sul

Na cidade de Campo Grande, os produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos serão recebidos pela Solurb, a concessionária responsável pela gestão de limpeza urbana da cidade. Já a Colecta, empresa referência em soluções integradas no tratamento de equipamentos para descarte final, será responsável pela parte de logística e a consolidação dos componentes para que a ABREE possa realizar a destinação final e ambientalmente adequada.

“Estamos muito felizes com a parceria com o munícipio de Campo Grande, a qual estabelece no acordo o uso de 5 ecopontos do município e pontos de recebimento na sede da Colecta. Toda a cadeia está com boas expectativas para que a cidade seja referência regional e nacional em reciclagem de eletrodomésticos e eletrônicos”, comemora Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

Veja quais são os os endereços dos pontos de recebimento em Campo grande:

Para localizar pontos para o descarte correto de eletroeletrônicos, no Brasil, clique AQUI.

Foto: ABREE
Sair da versão mobile