Ícone do site

Como economizar dinheiro e recursos naturais na cozinha?

O instituto Akatu traz dicas para fugir da alta dos preços, otimizando recursos na alimentação e no gás de cozinha

Published 04/10/2021
dicas economia cozinha akatu

Foto: Pixabay

A inflação e o custo de vida no Brasil voltaram a crescer e afetam famílias em todo o Brasil, especialmente as mais vulneráveis. Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) alcançou a maior alta em 21 anos, chegando a 9,68% no acumulado dos 12 meses anteriores.

Com a inflação em alta, o consumidor sente no bolso, tendo que pagar mais para trazer alimentos para dentro de casa e para preparar estes alimentos, já que o preço do gás de cozinha também subiu. O preço da cesta básica já consome mais de 60% do salário mínimo em diversas capitais e o gás teve seu 15° aumento consecutivo anunciado pela Petrobrás – o botijão chega a custar R$ 130 em diversos municípios.

Foto: Instituto Akatu

A crise hídrica e elétrica também são uma realidade e com elas as faturas chegam cada vez mais caras e a previsão é de que a conta de luz siga na “bandeira escassez hídrica” até 30 de abril de 2022. 

Mais do que nunca é preciso otimizar os mantimentos e recursos que temos, evitando desperdícios e fugindo da alta dos preços, principalmente na cozinha.

Para ajudar neste desafio, o Instituto Akatu dá algumas dicas valiosas de consumo consciente, desde a hora de ir às compras até a hora de preparar as refeições.

Além de benéficos para você e para o seu bolso, esses hábitos são positivos para a sociedade e para o meio ambiente – confira! 
Imagem: Reprodução | YouTube Instituto Akatu

Na hora de comprar…

Na hora de armazenar…

Foto: Reprodução | YouTube Instituto Akatu

Na hora de cozinhar…

Imagem: Reprodução | YouTube Instituto Akatu

Na hora de consumir…

Foto: Reprodução | YouTube Instituto Akatu
Sair da versão mobile