- Publicidade -
Início Mão na Massa Faça você mesmo

Manual orienta como captar e reaproveitar a água de chuva em casa

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) produziu um manual que oferece boas práticas para o aproveitamento da água de chuva.

como captar e reaproveitar a água de chuva em casa
Imagem: IPT
- Publicidade -

A procura por métodos de coleta e armazenamento de água de chuva tem sido cada vez maior no Brasil, porém existem alguns riscos relacionados ao seu reuso. Pensando nisso, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) produziu um manual que oferece boas práticas para o seu aproveitamento.

O objetivo do manual é orientar a população sobre as formas corretas de coletar, armazenar e usar a água com segurança.

Por que devemos ter cuidado? 

A chuva é formada quando o vapor d’água da atmosfera se condensa, produzindo pequenas gotas que precipitam em direção à terra. Em áreas urbanas, o líquido entra em contato com poluentes, tanto no ar (poluição atmosférica) como nas superfícies onde a chuva cai (nos telhados, no piso e até nas folhas das árvores). Quando cai, a chuva arrasta consigo esses poluentes. Por isso, o primeiro volume de água de chuva é o mais sujo.

- Publicidade -

“Para captar água de chuva de melhor qualidade, devemos tomar alguns cuidados essenciais para coletá-la e armazená-la, como filtrar para remover sujeiras como folhas, insetos e outras partículas, descartar a água de primeira chuva e armazenar em reservatório adequado e protegido do mosquito da dengue”, diz trecho do manual.

Mesmo que pareça limpa, a água de chuva coletada em casa não é potável. Por isso, para beber e cozinhar, é mais seguro usar a água fornecida pela rede de abastecimento. Os usos indicados são aqueles não potáveis, como:

  • Rega de jardins e plantas
  • Lavagem de carros
  • Limpeza de pisos
  • Descargas em vasos sanitarios 

Em situações emergenciais é possível também utilizar a água para tomar banho, lavar roupas e louças. 

Clique aqui para baixar o manual em PDF ou visualize-o diretamente na janela abaixo.

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) também disponibilizou um outro manual ensinando como reutilizar água do banho e da máquina de lavar, chamadas de águas cinzas.

- Publicidade -
Sair da versão mobile