- Publicidade -
Início Inovação Tecnologia

Turbina eólica sem hélice aproveita 80% mais energia

- Publicidade -

Um novo modelo de usina eólica foi construído pela empresa da Tunísia Saphon Energy. O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.

Intitulada Saphonian, a tecnologia é inspirada nas velas dos barcos. O modelo captura a energia cinética do vento e converte-a em elétrica através de pistões e hidráulica. Para realizar este processo o disco é posicionado contra o vento que, com sua força, causa oscilações no aparelho.

O movimento provocado pelo vento é transferido para os pistões que podem ser ligados a um acumulador ou gerador. No primeiro caso seria apenas para guardar energia já a segunda opção seria útil caso houvesse necessidade de eletricidade instantaneamente.

- Publicidade -

Uma das vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.

"Nosso protótipo de segunda geração é 2,3 vezes mais eficiente, e custa cerca de metade do preço das turbinas eólicas convencionais, pois descarta (na construção do modelo) os componentes mais caros”, afirmou o executivo-chefe da Saphon Energia, Hassine Labaied, à Organização Scidev de ciência e tecnologia.

A eficiência da Saphonian representa uma economia geral de 45% em custos diversos relacionados com infraestrutura. A Saphon Energy já conseguiu patentear o modelo, e está agora em fase de captação de recursos para que o produto seja comercializado em até dois anos.

"Estamos negociando com um número de empresas internacionais que produzem tecnologia de energia renovável", disse Labaied. A companhia está tentando fazer uma parceria com um fabricante para que seja possível distribuir o modelo mundialmente. Com informações do Techtudo.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok