- Publicidade -
Início Inovação Tecnologia

Ônibus híbrido está em testes e pode ser utilizado na Copa de 2014

- Publicidade -

Na última segunda-feira (27) entrou em circulação em Curitiba, um ônibus híbrido fabricado na Suécia, pela Volvo, que ficará em circulação na capital paranaense por três semanas. Após esse período, o ônibus entrará em fase de testes em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo, enquanto o motor a diesel se localiza na parte traseira. Dependendo do resultado e aprovação, o veículo poderá ser fabricado em larga escala na unidade da Volvo, em Curitiba, para ser incorporado à frota da cidade. O investimento tem sido feito visando a Copa do Mundo, em 2014.

O “Hibribus”, nome dado ao ônibus, utiliza o motor elétrico para o arranque e até chegar a uma velocidade de 20 km/h, em seguida, entra em ação o motor a diesel, que permanecerá desligado enquanto o ônibus estiver parado. Até mesmo a energia das frenagens é usada para carregar o sistema de baterias. O piso é baixo, no mesmo nível das calçadas, para facilitar o acesso dos passageiros e o ônibus possui 32 assentos e suporta carregar até 80 pessoas.

- Publicidade -

Luis Carlos Pimenta, diretor da Volvo Bus América Latina, diz que o “Hibribus” emite 50% menos poluente que os ônibus comuns. A porcentagem pode ser ainda maior, já que a tecnologia permite o uso de biodiesel como combustível. Além disso, a redução de consumo, em comparação aos veículos tradicionais, chega a 40%.

Com informações da Prefeitura de Curitiba

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok