- Publicidade -
Início Inovação Tecnologia

Ônibus híbrido está em fase de testes em Fortaleza

- Publicidade -

O transporte alternativo que já passou por Curitiba e São Paulo chega agora, em fase de testes, no Ceará. Chamado de “Hibribus”, o modelo combina motor elétrico com um motor a diesel.

Entre as vantagens, o veículo pode emitir até 90% menos poluentes e a necessidade de combustível também é reduzida – os gastos podem ser até 35% menores. Os passageiros ainda se sentem mais confortáveis, pois, devido ao motor elétrico, o ônibus faz pouco barulho.

O modelo da empresa Volvo utiliza o motor elétrico para o arranque até chegar a uma velocidade de 20 km/h, quando entra em ação o motor a diesel. Quando o ônibus estiver parado – por exemplo, nos semáforos e congestionamentos – é a opção elétrica que mantém em funcionamento os sistemas auxiliares, como as luzes, o ar-condicionado e os letreiros.

- Publicidade -

O sistema também permite carregar as baterias por meio da energia de desaceleração provocada sempre que os freios são acionados e armazená-las em bateria de íon de lítio.

O ônibus ecológico foi colocado nas ruas da capital cearense nesta quarta-feira (12), na linha 075 – Campus do Pici/Unifor. A tarifa do coletivo é a mesma dos ônibus comuns. Entretanto, o passageiro deve ficar atento: assim como o sistema de Curitiba, o embarque é feito pela porta dianteira.  

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok