- Publicidade -
Início Inovação Tecnologia

Aruba tem água potável em todas as torneiras

Mesmo sem fontes de água doce, ilha do Caribe oferece água de excelente qualidade e garrafas descartáveis podem ser evitadas

aruba
Eagle Beach, uma das praias mais famosas de Aruba. Foto: Aruba.com
- Publicidade -

Mesmo sem possuir fontes de água doce, Aruba tem água potável de ótima qualidade em toda a ilha. É um feito e tanto, já que 30 milhões de litros de água passam diariamente pelas torneiras do país. Quem está na ilha, pode beber água de qualquer torneira sem preocupações, graças à dessalinização da água do mar.

Atualmente, o processo é realizado em uma planta inaugurada em 2012 e é composto por 5 etapas. A primeira é a coleta da água do mar em dutos com barreiras para evitar a captura de animais marinhos ou de outros possíveis objetos. A água então é filtrada e então passa duas vezes pela etapa de dessalinização propriamente dita, que ocorre por osmose reversa.

Planta de dessalinização de água em Aruba. Foto: WEB Aruba N.V.

Depois que a água é dessalinizada ela precisa receber minerais, na etapa de mineralização. A última etapa se divide no condicionamento da água, quando são adicionados fosfatos, e na desinfecção, quando raios ultravioletas matam microrganismo possivelmente nocivos.

- Publicidade -

Depois deste processo, a água chega para a população e turistas de Aruba que podem beber diretamente da torneira. Esta possibilidade, além de garantir um recurso fundamental à vida, ajuda a eliminar a necessidade do uso de garrafas e outros itens de plástico descartável – que a ilha tem eliminado nos últimos anos.

Vai para Aruba? Leve uma garrafa retornável!

Palm Beach, uma das praias mais movimentadas de Aruba. Restaurantes locais servem água gratuitamente. Foto: Aruba.com

Portanto, a dica para quem for para Aruba é ter sempre uma garrafa ou copo retornável à mão e cuidar da hidratação, porque o calor é constante. Nos restaurantes a água da torneira é servida gratuitamente, sempre com gelo.

Optar pela garrafa ou copo retornável é um cuidado que turistas e moradores devem ter, evitando a geração de resíduos plásticos. Infelizmente, por mais que a água da torneira seja potável e de ótima qualidade, as garrafas plásticas ainda são vendidas na ilha e isso se torna um problema maior porque Aruba não possui um programa nacional de reciclagem.

Quem tem receio de beber água de torneira, porque vive em países onde a qualidade da água fornecida pela rede não é tão boa, pode ficar tranquilo. A água em Aruba passa por todos os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e antes de ir para a rede de abastecimento é testada no Laboratório Nacional – Aruba é referência quando o assunto é qualidade da água.

Foto: Andres Siimon | Unsplash

Economia de água

O fornecimento de água é um serviço pago e a dessalinização ocorre na planta da WEB Aruba N.V., uma empresa estatal, com capacidade de dessalinizar cerca de 24 mil metros cúbicos de água por dia.

Apesar de não haver racionamento de águano site da empresa estão diversas dicas para que as pessoas economizem o recurso em suas atividades diárias, com recomendações para o uso da água no ardim, banheiro, cozinha e lavanderia.

Aruba sabe a importância de se ter acesso à agua. Antes da dessalinização, que começou em 1903 e foi passando por diferentes processos, a agricultura era muito limitada e quase todos os bens de consumo e de capital precisavam ser importados, com a Venezuela, os Estados Unidos e o México sendo os principais fornecedores.

A água usada em atividades industriais em Aruba também vem do mar e passa pela dessalinização, mas com o uso de outra tecnologia, a  membrana de eletro deionização.

Aruba

Baby Beach, em Aruba, tem este nome por causa das águas calmas e rasas, ótimas para bebês e crianças. Foto: Aruba.com

Natasha Olsen viajou para Aruba a convite da Autoridade de Turismo de Aruba. As fronteiras foram reabertas para brasileiros, mas á necessário apresentar um teste negativo de Covid com resultado negativo com até 72 horas de antecedência em relação ao horário de embarque. Mais de 75% da população da ilha está imunizada e o uso da máscara é obrigatório em ambientes fechados ou quando não for possível cumprir o isolamento mínimo.

Viagem Carbono Zero

Todas as emissões de carbono geradas pela viagem do CicloVivo para Aruba foram compensadas pela Iniciativa Verde, uma organização que trabalha com projetos de reflorestamento e que oferece a compensação de carbono de pessoas e empresas que queiram ter uma pegada mais leve de carbono.

Para compensar suas emissões, acesse a Calculadora de CO2, coloque todas as informações sobre as suas atividades e pronto: é possível contribuir para a restauração da Mata Atlântica e combater as mudanças climáticas!

- Publicidade -
Sair da versão mobile