- Publicidade -

Com tratamento de esgoto, shopping reusa 7 milhões de litros de água por mês

A redução também se dá no volume de esgoto lançado na rede, que passou para 4 milhões de litros ao mês.

Para reduzir o consumo de água e poupar recursos naturais, o Shopping Anália Franco, em São Paulo, instalou uma ETE – estação de tratamento de esgoto – para produzir água de reúso. Com essa iniciativa, o empreendimento passa a ter uma economia de sete milhões de litros de água potável por mês.

- Publicidade -

Toda a água é tratada por um processo biológico e, em seguida, passa por um sistema de membranas ultrafiltrantes, recebendo cloração ao final, antes de ser reaproveitada. Depois do tratamento, a água é reutilizada para fins não potáveis, como descargas dos banheiros e mictórios, além do sistema de resfriamento. A General Water, empresa de engenharia referência no setor, é responsável pelo projeto que contou com as tecnologias mais modernas existentes nessa área e investiu R$ 2,5 milhão de reais.

Antes de instalar o sistema, o shopping consumia 14 milhões de litros de água por mês, sendo que três milhões de litros eram evaporados nas torres de refrigeração e 11 milhões eram lançados na rede de esgoto. Com a água de reúso, o shopping reduziu seu consumo de água potável para 7 milhões litros por mês, passando a produzir sete milhões de litros de água de reuso. A redução também se dá no volume de esgoto lançado na rede, que passou para 4  milhões de litros ao mês.

“Com esse sistema, temos uma alternativa para enfrentar a escassez e o desperdício, afirmando o nosso compromisso com o meio ambiente. O Shopping Anália Franco dá mais um passo em favor da sustentabilidade”, afirmou Fabíola Soares Date, superintendente do mall.

- Publicidade -