- Publicidade -

Do sumo à casca de laranja, nada é desperdiçado na máquina de sucos projetada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI. O dispositivo é um belo exemplo de economia circular e zero desperdício que pode ser acompanhado de perto pelos clientes. 

- Publicidade -

É usando uma impressora 3D que a “mágica” acontece. A máquina separa duas metades da laranja, espreme o suco e conduz as cascas por um tubo, que vão se acumular no inferior da máquina. Tais resíduos serão secos, moídos e misturados com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Aquecido e derretido, o composto pode ser usado para a impressão de copos e, futuramente, para outros fins.

Batizada de “Feel the Peel”, a máquina mede 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela está em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália, e deve ser apresentada ainda em vários locais públicos do país. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de usar o copo para beber o suco de laranja – a ideia foi atrair interesse para o potencial da invenção.

“O princípio da circularidade é obrigatório para os objetos de hoje”, afirma Carlo Ratti,  fundador do escritório e diretor do MIT Senseable City Laboratory. “Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja”.

Foto: Nicola Giorgetti
Fotos: Nicola Giorgetti

Carlo Ratti, trabalhando no MIT, está sempre ligado com inovações e tecnologias. Um dos projetos, já falamos aqui no CicloVivo, é o piso modular e removível pensando para as novas cidades. O interessante na fala dele é que pode parecer estranho pensar em vestuário feito de casca de fruta, mas isso já existe. Inclusive foi uma dupla também italiana que criou toda uma coleção aproveitando a casca e o bagaço da laranja.

- Publicidade -

Projeto:

CRA-Carlo Ratti Associati para Eni
Equipe do CRA: Saverio Panata, Alessandro Tassinari, Oliver Kazimir e Luca Bussolino
Equipe gráfica do CRA: Pasquale Milieri, Gary di Silvio, Gianluca Zimbardi
Patrocinador técnico: 3D WASP Printing
Vídeo por: ActingOut
Fotos: Nicola Giorgetti

- Publicidade -