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Parceria na moda tece oportunidades para grupos vulneráveis

União de forças garante capacitação e inclusão de grupos vulneráveis na cadeia produtiva de vestuário sustentável.

Published 24/03/2022
ecotece

Fotos: IDA

Fundada em 2019, a marca de moda sustentável IDA tem a responsabilidade ambiental e social como pilar. É isto que orienta desde a escolha da matéria-prima para as peças até o trabalho com fornecedores de impacto social. Parte importante disso é fruto da parceria com o Instituto Ecotece, que busca apresentar para a marca práticas de moda ética para sua cadeia de produção. 

O Ecotece é um instituto do terceiro setor que nasceu em 2005 para promover a cultura da sustentabilidade na moda. O instituto atua na democratização dos conceitos e técnicas da moda ética, fomento do desenvolvimento local, empoderamento de mulheres e de usuários da rede de saúde mental, qualificação profissional e geração de renda.

No atendimento aos grupos produtivos em situação de vulnerabilidade, o instituto trabalha em três frentes de apoio – capacitação, inserção comercial no mercado de moda ética e gestão produtiva em rede – e os ativos sociais da parceria com a IDA visam ampliar a oferta de trabalho e aumentar a renda para grupos produtivos em situação de vulnerabilidade da rede.

Esses grupos são formados majoritariamente por mulheres e usuários da rede pública de saúde mental, que vivem em comunidades periféricas de São Paulo e na Grande São Paulo.

Grupo produtivo Oficina dos Anjos em capacitação de crochê. | Foto: Alex Fisberg

IDA e Ecotece procuram viabilizar capacitações através de técnicas de manufatura, gestão produtiva e estratégia de negócios. A ideia é que as pessoas consigam entregar peças em escala média de quantidade, mas de alta qualidade. Outro aspecto importante é o desenvolvimento de produtos artesanais, incentivando a manutenção de saberes culturais. 

Tecendo oportunidades

Em 2021, o balanço deste trabalho conjunto foi de 9 grupos apoiados, impactando 65 empreendedores. Atuantes na produção da marca, foram criadas 2.122 peças de IDA, gerando cerca de 45 mil reais em renda para empreendedores vulneráveis. 

As REbags, as bolsas sustentáveis da marca, são integralmente produzidas a partir da parceria com o Ecotece, assim como algumas peças de malharia com inserção de técnicas artesanais.

Outro exemplo é a blusa Julia, com as mangas feitas em crochê manual com o uso de fios 100% algodão e realizada por 19 pessoas participantes de 3 grupos – Família Dias, Amesol e Oficina dos Anjos. O cuidado se destaca: o tempo de produção dos pontos artesanais permitia a finalização de duas peças por dia, e foram produzidos 100 itens deste modelo no total.

Grupo de Mães da OCA. | Foto: Ecotece

Durante os dois anos de parceria, IDA e Ecotece já trabalharam com 10 diferentes pequenos grupos produtivos vulneráveis, com o uso de técnicas como corte e costura de malharia, costura de acessórios, serigrafia, crochê e bordado manuais. 

Trata-se de um movimento efetivo em direção à evoluções concretas na cadeia produtiva da moda, além de mostrar que a responsabilidade ambiental e social no segmento é uma construção coletiva.

Confira o site oficial do Instituto Ecotece e da marca IDA, que está presente nos seguintes endereços:

Rua Oscar Freire, 990, Cerqueira César, São Paulo – SP

(+55 11) 99336-3690

De segunda a sábado, de 10h às 20h

Aos domingos, de 12h às 18h

Av. Higienópolis, 618, Piso Higienópolis, Higienópolis, São Paulo – SP

(+55 11) 91373-3458

De segunda a sábado, de 10h às 22h

Aos domingos, de 14h às 20h

Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Loja 232/233, Jardim das Acácias, São Paulo – SP

(+55 11) 98917-3978

De segunda a sábado, de 10h às 22h

Aos domingos, de 14h às 20h

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