Imagine que você compre cosmético, use-o e, após o término, a empresa vá até sua residência para recolher a embalagem, limpá-la e reabastecê-la para o próximo consumidor, reutilizá-la ou reciclá-la. É de uma comodidade e compromisso ambiental difícil até de imaginar, mas é exatamente isso que propõe a plataforma Loop, criada pela TerraCycle, empresa reciclagem, em parceria com várias marcas líderes no mercado.

Previsto para ser lançado no segundo trimestre deste ano, o Loop pode ser uma iniciativa para abrir os olhos das empresas sobre suas devidas responsabilidades na fabricação de embalagens descartáveis, assim como na falta de ações de reutilização e/ou reciclagem no pós-consumo. Seria uma solução ecológica que priorizá recipientes duráveis e recarregáveis.

Para Tom Szaky, CEO da TerraCycle, o serviço customizado tem o objetivo principal de resolver os problemas ambientais criados pelas embalagens não retornáveis e ao mesmo tempo manter a conveniência que os clientes desfrutam atualmente. Ou seja, não exigirá uma grande mudança de comportamento dos consumidores, a reciclagem vai literalmente bater à porta.

“O Loop basicamente se resume a reinventar o ‘homem do leite’ da década de 1950, quando os produtos eram entregues às portas dos consumidores em embalagens reutilizáveis. Uma vez que os produtos tenham sido usados, a embalagem será recolhida e recarregada. Representa o futuro do consumo – um futuro em que os resíduos serão substituídos por embalagens de produtos reutilizáveis​​”, acredita Szaky.

A fase piloto do Loop será lançada em Paris e parte dos Estados Unidos, incluindo Nova York. Em cada cidade, os consumidores interessados ​​em participar do projeto podem se inscrever na nova plataforma de compras online. Dove, Pantene e Häagen-Dazs são algumas das marcas parceiras. Ainda não há previsão do serviço chegar ao Brasil.