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Inmetro divulga ranking de eficiência energética automotiva

O Inmetro acaba de divulgar o ranking de eficiência energética automotivo. A tabela contém modelos nacionais e importados que aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de divulgar o ranking de eficiência energética automotivo. A tabela contém modelos nacionais e importados que aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem.

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 O material é dividido em nove categorias, que variam de acordo com o tamanho e uso apropriado para o veículo. Para a análise foram considerados os modelos e eficiência dos motores, a utilização de sistemas de ar-condicionado, tipo de direção, combustível aplicado, emissão de CO2, quilometragem por litro e consumo energético.

Nos veículos flex quando utilizada a opção etanol são foram ponderadas as emissões de CO2, pois o combustível é considerado neutro devido ao processo de produção da cana de açúcar que já consome esse gás. Assim sendo, a base das análises de eficiência são direcionadas principalmente ao momento em que o carro está funcionando a partir de combustíveis fósseis.

Na categoria sub-compacto o maior destaque ficou por conta do Renault Clio, que emite 87 gramas de CO2 a cada quilômetro rodado. O modelo é capaz de percorrer até 15,8 km/l na estrada, com gasolina. Com o etanol a relação chega a 10,7 km/l.

Novamente a Renault se destacou, garantindo que o Sandero fosse o modelo mais eficiente entre os compactos. A emissão de CO2 é de 100 g/km. Na estrada o carro chega a fazer 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l com etanol. Outro carro da Reanault que se sobressaiu aos demais, foi o Kangoo, na categoria comercial.

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Entre os médios dois modelos merecem destaque, o Prius e o Lexus CT200h. O primeiro deles libera 86 g/km de CO2, o segundo 87. No entanto, ambos foram considerados apenas na versão a gasolina. Isso os torna mais poluentes que os modelos Flex. Ainda assim, os dois carros ganharam o selo A, de alta eficiência.

Como já era de se esperar, o Fusion Hybrid foi o líder na categoria de veículos grandes. O carro da Ford funciona com motor a gasolina e elétrico. Isso permitiu que as emissões fossem de apenas 76 g/km, número inferior ao do Clio sub-compacto. Além disso, o modelo é capaz de fazer até 16,9 km por litro de gasolina na estrada.

A tabela dos veículos de carga mostrou uma equivalência muito grande entre os principais carros da categoria fabricados pela Volkswagen e pela Fiat. A Saveiro polui com 117 gramas de CO2 a cada quilômetro, a Strada também. Além disso, o rendimento em alta velocidade é praticamente igual: 12,3 km/l para o primeiro e 12,2 km/l para a Strada.

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Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo