Mais difícil que falar rápido “três pratos de trigo para três tigres tristes” é imaginar uma refeição cuja sobremesa são os próprios pratos e talheres. Mas, com as louças produzidas pela empresa Biotrem isso é totalmente possível. Uma tonelada de farelo de trigo puro e comestível vira 10 mil unidades de utensílios biodegradáveis e comestíveis

Inventado pelo empresário Jerzy Wysocki, o processo transforma farelo de trigo natural e comestível em um belo conjunto de louças ecológicas usando pouca água, sem extrair recursos minerais ou adicionar compostos químicos.

“Nossas tecnologias são protegidas por inúmeras patentes internacionais. O processo tecnológico limpo e ambientalmente amigável de fabricação é baseado em matérias-primas naturais – farelo de trigo e pequenas quantidades de água. O resto é feito por alta pressão e alta temperatura”, explica a companhia polonesa em seu site.

A ideia é que os produtos sejam alternativa para os utensílios descartáveis de plástico. Imagine, por exemplo, poder substituir um pratinho usado uma única vez na festa infantil (e que poluirá a natureza por até séculos) por outro que pode ser compostado na terra em apenas 30 dias. Parece uma boa troca, não? Apesar de ainda estar longe de ser tão acessível -, sonhar ainda é de graça.

A empresa também garante que a louça de farelo de trigo é adequada para servir refeições quentes e frias. Pode ser usado com segurança em fornos clássicos ou micro-ondas.