A atriz norte-americana Emily Deschanel, famosa por seu papel como a protagonista da série investigativa Bones, fez uma declaração falando sobre o sofrimento a que vacas e bezerros são submetidos pela indústria do leite. O vídeo faz parte de uma campanha do PETA, organização de defesa aos animais.

Ao demonstrar o processo aplicado pelos laticínios e algumas crueldades direcionadas às vacas e também aos filhotes, a ONG espera sensibilizar a população mundial. O pedido feito por Emily é para que as mães se compadeçam da situação dos animais e substituam o leite por opções de alimentos veganos.

Como mãe e vegana, a atriz diz em seu discurso que as vacas são privadas de terem a oportunidade de nutrir e amar seus filhotes, por serem violentamente separados logo após o nascimento dos bezerros. Outros problemas demonstrados no vídeo dizem respeito aos maus tratos a que os animais são submetidos.

Em alguns casos a vaca passa por diversas inseminações artificiais para que a produção de leite seja elevada. Além disso, elas podem ficar presas em espaços pequenos e chegam a desenvolver doenças em consequência da rotina desta produção industrial.

O argumento é completado com a justificativa de que alimentos derivados do leite não são imprescindíveis para uma boa alimentação e estão até mesmo ligados a doenças como diabetes, alergia, obesidade, problemas cardíacos, entre outras coisas, de acordo com o PETA.

Veja o vídeo da campanha:

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.