- Publicidade -

5 aplicativos para descartar e reciclar embalagens

Alguns APPs dão recompensa para quem descarta seus resíduos de maneira correta

aplicativo descarte reciclagem
Foto: Pixabay
- Publicidade -

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), lojas virtuais do Brasil, as vendas da black-Friday podem movimentar até R$ 6,38 bilhões, um número ainda maior do que os R$ 5,1 bilhões de 2020. Além disso, a segunda-feira seguinte à black Friday também se transfomou em um dia de ofertas, a Cyber Monday com foco em produtos eletrônicos.

E, depois da última semana de novembro, vem dezembro, mês de festas e confraternizações onde acontecem trocas de presentes e, portanto, mais compras. Essa época também serve para mostrar o impacto do nosso consumismo – uma imagem simples é olhar para a quantidade de embalagens e embrulhos depois de uma festa de natal. Infelizmente, ainda estamos longe de reduzir o consumo da maneira necessária. Mas, pelo menos, podemos dar uma destinação mais sustentável aos resíduos que geramos.

Tanto as embalagens das compras quanto produtos que serão substituídos, como é o caso de eletrônicos, precisam receber a correta destinação. Garantir que este material seja enviado para a reciclagem é uma maneira de diminuir a nossa pegada ambiental.

- Publicidade -

Existem aplicativos que podem ajudar os consumidores realizar o descarte correto. Alguns, inclusive, bonificam as pessoas pela destinação correta de seus resíduos, oferecendo cashback ou pontos que podem ser trocados por novos produtos.

Aplicativos para descarte correto de resíduos

Foto: Molecoola

1. Molécoola

O grande diferencial do aplicativo da Molécoola está no modelo de bonificar o consumidor pelo comportamento consciente, por meio de pontos para cada produto entregue nas estações da empresa, localizadas dentro de supermercados e outros pontos de varejo. A pontuação pode depois ser trocada por produtos e benefícios de supermercados e outros parceiros. E o melhor, nenhum valor é desembolsado! 

A Molécoola estabeleceu parcerias de peso, com grandes empresas, para engajar os consumidores a trocarem seus lixos por produtos ou serviços de parceiros. 

Produtos que podem ser adquiridos: shampoos, condicionadores, sabonetes, repelentes, produtos de limpeza, além de desconto em supermercado parceiro, compra de composteiras, ecobags, e até mesmo redes de descanso, entre outros itens sustentáveis. 

O app está disponível para Android iOS.

2. Telite

Foto: Divulgação | Telite

O app da Telite também beneficia com pontos quem recicla o lixo corretamente. Ele pertence à empresa de mesmo nome, que comercializa telhas plásticas produzidas a partir de materiais recicláveis. A ideia é reutilizar os resíduos na construção de telhas. Tipo de material e a quantidade reciclada vão determinar o valor pago pelo app ao usuário.

O app Telite está disponível para Android

3. Descarte Rápido

O aplicativo Descarte Rápido ajuda os usuários a encontrarem pontos de coleta e, ainda, auxilia na separação dos resíduos. Foi desenvolvido pela empresa Boas Atitudes e Sustentabilidade.

O app Descarte Rápido está disponível para Android e iOS.

4. Rota de Reciclagem

Desenvolvido pela Tetra Pak, o app orienta os usuários sobre separar e entregar embalagens longa-vida em pontos de coleta. Além disso, exibe pontos de coleta para outros tipos de lixo, de acordo com a região do consumidor. 

O app Rota de Reciclagem está disponível para Android e iOS.

5. Cataki

Foto: Divulgação | Cataki

Iniciativa da ONG Pimp My Carroça, o Cataki funciona como um “tinder da reciclagem” conectando catadores de materiais recicláveis e consumidores, que agendam no app a coleta com o catador que estiver mais próximo a ele. O profissional de reciclagem poderá também prestar sérvios como remoção de entulho e de resto de podas.

O app Cataki está disponível para Android e iOS.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile