Ícone do site

Sescs de São Paulo param de vender água engarrafada

Em troca, a instituição reforça que vai ampliar o que já disponibiliza: água filtrada e gratuita.

Published 05/03/2020
agua de água

Fotos: Matheus José Maria

O Sesc (Serviço Social do Comércio) anunciou o encerramento da venda de água engarrafada sem gás em todas as unidades do estado de São Paulo. Em troca, a instituição reforça que vai ampliar o que já disponibiliza: água filtrada e gratuita.

A ideia é que os frequentadores levem suas garrafas reutilizáveis ou copos retráteis e usem os bebedouros e purificadores das unidades.

Com esta mudança, o Sesc estima que deixarão de ser geradas aproximadamente 2 milhões de garrafas plásticas por ano. “Além de diminuir a geração de resíduos, a ação considera que a água é um bem natural comum, essencial para a vida e fundamental para a promoção da saúde”, afirma a instituição.

O Sesc explica que foi preciso se preparar e as unidades vêm se adaptando há algum tempo. “Foi necessário, por exemplo, verificar se haviam pontos de energia e de abastecimento de água para executar as mudanças necessárias. Também precisamos calcular a quantidade de copos adequada e cuidar do armazenamento e higienização desses recipientes. Nas Comedorias, os copos retornáveis estão disponíveis ao lado dos bebedouros, e após o uso, devem ser devolvidos nos pontos indicados”. Os copos retornáveis serão disponibilizados para quem não tiver utensílio pessoal.

Agora, o mês de março de 2020 marca o fim da venda em todo o estado. A ação integra a campanha “Água de Beber”, que conta com uma programação gratuita repleta de atividades – confira aqui.

Fotos: Matheus José Maria

Leia também: Microplástico está presente em 93% das águas engarrafadas

Mundo está usando quase 500 bilhões de garrafas plásticas por ano

Em tom de humor, Islândia incentiva água da torneira em vez de garrafas

Sair da versão mobile