Ícone do site

ONG luta por inclusão de deficientes nas praias cariocas

Os voluntários da ONG Praia Para Todos disponibilizam equipamentos de acessibilidade aos deficientes que frequentam as praias da Barra e de Copacabana aos finais de semana. Há dois anos, a equipe proporciona aos cadeirantes e deficientes visuais a op

Published 18/02/2013

Os voluntários da ONG Praia Para Todos disponibilizam equipamentos de acessibilidade aos deficientes que frequentam as praias da Barra e de Copacabana aos finais de semana. Há dois anos, a equipe proporciona aos cadeirantes e deficientes visuais a oportunidade de colocarem o pé na areia.

A ação de 2013 teve início no último sábado (16) e será mantida até nove de junho. A ONG, que possui um ponto fixo no posto 3 da praia da Barra desde 2011, iniciou, neste ano, as operações na praia de Copacabana, entre os postos 5 e 6. A estrutura e as atividades serão realizadas aos sábados (na Barra da Tijuca) e aos domingos (em Copacabana), das 9h às 14h.

A ONG instalou rampas de acesso à areia, sinalização sonora na orla e cadeiras anfíbias – capazes de flutuar na água e facilitar o deslocamento dos banhistas com mobilidade reduzida. Além de montarem tendas de apoio, os engajados organizam competições entre os deficientes, como frescobol, vôlei sentado de praia e até surfe adaptado. Neste ano, a equipe passou a contar com um grupo de voluntários do Corpo de Bombeiros.

Há dois anos realizado na Barra da Tijuca, o projeto deu origem a obras de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida que frequentam a praia da zona oeste. A base, instalada no posto 3, passou a ser o único lugar da orla a oferecer um banheiro adaptado para deficientes.

Agora, os voluntários negociam com os órgãos competentes novas medidas de acessibilidade na praia da Barra: eles pedem a construção de rampas fixas na areia, o rebaixamento das calçadas, a sinalização sonora e a instalação de uma rota acessível, que ligue o ponto de ônibus e o estacionamento mais próximo à base do projeto.

O objetivo principal da ONG Praia Para Todos é melhorar o acesso nas principais praias cariocas. De acordo com dados da organização, cerca de cem pessoas são atendidas por final de semana, e vale ressaltar que, mesmo sem a infraestrutura necessária, o Rio de Janeiro sediará os próximos Jogos Paralímpicos. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile