- Publicidade -
Início Inovação Inspiração

Onde doar roupas de frio e cobertores em São Paulo

O momento pede solidariedade e agasalhos ajudam a salvar vidas! Confira pontos de doação.

frio
Foto: Dan Gold | Unsplash
- Publicidade -

O frio chegou e o Centro-Sul do país já vive uma queda brusca nas temperaturas. Esta onda de frio – provocada por uma massa de ar de origem polar – pode levar a capital paulista a registrar mínima de 6ºC na quarta-feira (18). O clima hostil nos leva a buscar formas de nos mantermos aquecidos e também a ajudar às populações vulneráveis a passarem por este momento de forma digna.  

Organizações sociais e órgãos públicos estão ampliando os serviços de atendimento e segurança alimentar. Segundo o Censo da População em Situação de Rua de 2021, só na cidade de São Paulo há 31.884 pessoas em situação de rua, sendo que parte delas vivem em abrigos.  

Para a população em geral, o frio aumenta as dores crônicas e o número de casos de doenças vasculares. Para os sem-tetos, a situação é ainda pior, pois muitos já têm condições frágeis de saúde: além de hipotermia, doenças como pneumonia levam pessoas a óbito quando o frio é intenso e não há condições de se aquecer adequadamente.

- Publicidade -

O momento pede solidariedade.

Foto: iStock

Desapegue de agasalhos, toucas, roupas de frio em geral, em boas condições de uso, e doe para quem necessita. Importante também levar peças limpas para uso imediato. Confira abaixo locais onde é possível realizar a doação de artigos de frio: 

Paróquia São Miguel Arcanjo

Rua Taquari, 1100 (Belenzinho, Centro de São Paulo)

Casa de Oração do Povo da Rua

Rua Djalma Dutra, 3 (Luz, Centro de São Paulo)

Solidariedade Vegan

São dois locais de doação: Ponto de coleta na rua Cesário Ramalho, 157, no bairro do Cambuci, das 10h às 18 horas, de segunda a sábado e ponto de coleta na rua Rego Freitas, 542, Centro, das 08 às 19 horas, todos os dias.

Doações em dinheiro

Algumas organizações também pedem a doação em dinheiro, de forma que possam destinar para a compra dos itens necessários. É o caso da ONG SP Invisível que pedem o Pix para o e-mail oi@spinvisivel.org e da instituição Arsenal da Esperança – que abriga mais de mil homens em situação de rua na Mooca – e recebe a transferência em dinheiro em Sermig (Arsenal da Esperança) Ass. Assindes Sermig no banco Santander, agência 0144 e conta 13-003147-6 ou o Pix para o CNPJ: 62.459.409/0001-28.

Inverno Solidário 2022

Para além da emergência desta semana, é possível realizar doações para o inverno que se aproxima. Já começou, por exemplo, a Campanha de Inverno do Governo de São Paulo que busca arrecadar cobertores novos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até 21 de setembro você pode doar nos seguintes locais: 

Estações da CPTM 

Todas as estações das linhas 7 – Rubi, 8 – Diamante (exceção das estações Amador Bueno e Santa Rita), 9 – Esmeralda, 10 – Turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

Estações do Metrô 

Todas as estações das linhas 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha e 15 – Prata.

Terminais da EMTU

Terminais São Mateus, Santo André Oeste, Santo André Leste, São Bernardo do Campo, Piraporinha, Diadema, Jabaquara, Taboão, CECAP, Vila Galvão, Luiz Bortolosso, Cotia e Carapicuíba.

Poupatempo 

Todas as unidades de São Paulo.

Dica do CicloVivo

Veja se no seu bairro alguém está precisando de ajuda e faça a doação direta. Ao ver pessoas em situação de rua precisando de acolhimento, ligue 156

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok