Ícone do site

Lixo do Carnaval de rua vai virar lixeiras para as cidades

2,8 mil catadores de material reciclável trabalharam em 5 capitais na coleta de resíduos dos principais blocos

Published 27/02/2020
coleta recicláveis carnaval

O Carnaval é a festa mais famosa do Brasil e fevereiro é marcado por muita folia nas ruas de todo o país. A parte ruim é que, além da alegria, o carnaval também espalha lixo por onde passa.

Pensando nisso, a Ambev, ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a agência MAP, a Boomerang e as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife se uniram em para recolher o lixo dos principais blocos de rua destas cidades – que somam cerca de 26 milhões de foliões.

O material coletado pelo catadores vai ser reciclado e, com parte dele,  a Ambev vai produzir lixeiras para serem instaladas nessas cidades, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos após a folia.

Parceria por uma festa sustentável

“Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável e também ajudar na conscientização dos foliões. Por isso, decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza”, conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

“A gente sabe que uma única ação não traz todas as soluções de que precisamos. Também temos consciência de que não vamos vencer esse desafio sozinhos; daí a iniciativa de convidar a ANCAT, a MAP, a Boomerang e outros parceiros para se juntarem conosco nessa tarefa, que é de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo”, acrescenta Rodrigo.

Participação de catadores e catadoras

Foram mobilizados cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável nas cinco capitais. Eles receberam uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais – foram recolhidos vidro, plástico, papelão e latas.

Todos os parceiros na coleta receberam EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta e tiveram pontos de apoio com hidratação e banheiros.

Os resíduos recicláveis foram encaminhados para uma das 45 centrais de coleta espalhadas estrategicamente pelas cidades. “Nosso trabalho com a Ambev começou há mais de dois anos e essa parceria é muito importante para um mundo mais sustentável e para o desenvolvimento social de milhares de famílias de catadores e catadoras. Vamos fazer história neste Carnaval e ajudar a termos uma festa ainda mais colaborativa, de preferência com outras empresas se juntando a nós nos próximos anos” afirma Roberto Laureano, presidente da ANCAT.

Rumo ao fim da poluição plástica

A ação deste Carnaval vem logo depois de a Ambev anunciar que vai acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Para atingir essa meta, a companhia vai tomar uma série de medidas e criar inovações em parceria com outras empresas e universidades e, neste Carnaval, deu mais um passo rumo a esse objetivo.

Sair da versão mobile