Ícone do site

Homem paralítico limpa plásticos de rio na Índia

Para ele, salvar o lago é tudo o que realmente importa.

Published 12/03/2021
homem coleta plásticos

Foto: Nandu Ks

Vítima de poliomielite na infância, o senhor N. S. Rajappan, hoje com 69 anos, coleta plásticos do rio Meenachil, em Kerala, na Índia. A labuta diária foi flagrada pelo fotógrafo Nandu Ks, que captou uma imagem, postou-a no Facebook e não deu outra: viralizou. 

A foto, tirada do alto de uma ponte, mostra o velhinho lá embaixo dentro de seu barco repleto de garrafas plásticas. O barco, que é alugado, mesmo cheio de resíduos, rende pouco financeiramente. Mas, o senhor assumiu o trabalho de forma voluntária, uma vez que sua condição nunca lhe permitiu ter um trabalho formal. Nos últimos 5 anos, ele sai cedo de casa, todos os dias, para sua missão. “Faço isso porque o mínimo que estou fazendo é salvar o lago e, para mim, isso é tudo o que realmente importa”, afirmou.

Ao postar essa história junto à foto, os internautas começaram a compartilhar a postagem, chegando inclusive em pessoas de maior relevância, como o chefe do Programa Ambiental da ONU, Erik Solheim, que disse: “Vamos tornar esse cara famoso”. Até mesmo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, elogiou Rajappan durante seu discurso mensal no rádio. “Devemos também nos inspirar nele e contribuir para a limpeza tanto quanto possível”, afirmou.

Quando a história viralizou, indianos passaram a entrar em contato para ajudar o senhor. Um empresário local deu a ele uma nova lancha, enquanto uma empresa com sede em Bangalore o presenteou com uma cadeira de rodas motorizada para serviço pesado. Há ainda a intenção de construir uma pequena casa para substituir a cabana à beira do rio de Rajappan, que foi danificada por uma tempestade.

“Com o apoio de milhares de pessoas, tanto financeira quanto moralmente, pude ver sua vida mudando”, disse Nandu. Formado em engenharia, o agora fotógrafo está maravilhado, pois descobriu a importância da fotografia para contar boas histórias. Ele afirma que sempre se perguntou como seria seguir sua paixão e agora sabe o que significa ser um fotógrafo.

Rajappan e o fotógrafo Nandu Ks.
Sair da versão mobile