Ícone do site

Garrafas de bambu substituem PET na Índia

A cidade turística de Lachen foi a primeira a proibir totalmente o uso garrafas plásticas e a multar quem for encontrado com as embalagens

Published 08/06/2020
Índia PET

Siquim foi o primeiro estado indiano a tomar medidas contra o uso de plástico único. Foi lá também que as garrafas de bambu, para substituir garrafas PET foram lançadas. Em 1998, Sikkim já anunciava uma série de medidas para diminuir a circulação de embalagens e produtos de plástico de uso único. E em 2016, o estado proibiu água em embalagens plásticas nos prédios públicos e em eventos governamentais.

No estado de Siquim, Lachen foi a primeira cidade a proibir completamente garrafas de água de plástico e a indicar as garrafas de bambu como alternativa. A cidade atrai milhares de turistas todos os anos, graças a sua localização privilegiada, na base das colinas nevadas, e suas belezas naturais, como lagos de águas azuis.

Justamente pelo grande número de turistas que circulam na cidade, as garrafas de plástico passaram a ser um problema por lá. Lanchen era famosa pelo cultivo de maças, mas com o passar dos anos se tornou um ponto turístico importante.

A proibição total das garrafas plásticas foi um iniciativa do Comitê de Desenvolvimento de Turismo de Lanchen e de lideranças locais. Dois comitês locais são responsáveis pela fiscalização e fazem vistorias em veículos de turistas que entram na cidade. Caso sejam encontradas garrafas, os guias locais que acompanham o grupo são multados em valores que podem crescer caso haja reincidência.

Para garantir o abastecimento de água, cada hotel e estabelecimento comercial recebeu filtros de água e as pessoas podem usar garrafas de alumínio ou ferro que também foram disponibilizadas pelo Comitê de Turismo.

A novidade agora são as garrafas de bambu, produzidas localmente – já foram fabricadas mil unidades.

Outra opção, para os mais habilidosos é fabricar a sua própria garrafa de bambu. Veja o tutorial no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile