Ícone do site

Esquina deserta ganha minifloresta com mais de 350 árvores em SP

Um alívio para a região do canteiro, que era conhecido por ser um dos locais mais áridos da cidade.

Published 11/05/2017

Na rua Pais Leme, próximo ao metrô Faria Lima, em SP, havia uma esquina bastante ampla e ociosa – sem nada no local, era chamada de vazio urbano. Mas isso mudou no último domingo (7): voluntários ocuparam o espaço e criaram ali uma verdadeira floresta urbana.

Reunindo muitas pessoas dispostas a colocar a mão na massa, o grupo plantou mais de 350 mudas em um só dia. Um alívio para a região do canteiro, próxima ao Largo da Batata, que é conhecido por ser um dos locais mais áridos da cidade, onde pessoas sofrem com o calor excessivo e também com altos índices de poluição.

O evento foi organizado em conjunto com Nik Sabey do Novas Árvores por Aí, pelo ambientalista Sergio Reis e pelo botânico Ricardo Cardim, este último desenvolveu o sistema “Floresta de Bolso” no Brasil.

Uma árvore para cada criança

Não é de hoje que essas “florestas de bolso” tem sido espalhadas pela cidade de São Paulo. O CicloVivo já falou deste belo trabalho que vem transformando os bairros. Mas, esta edição em particular teve um significado especial. Isso porque um dos parceiros do plantio é a iniciativa Árvore Generosa, cujo objetivo é plantar uma árvore para cada criança que nasce na cidade. Por isso, as árvores foram dedicadas a 300 crianças nascidas em abril na maternidade Leonor Mendes de Barros.

Além disso, durante o plantio, foram realizadas oficinas de bombas de sementes para as crianças que foram levadas pelos familiares – já inserindo a criança no cuidado e importância com a terra.

Veja o antes, durante e depois da iniciativa:

Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Nik Sabey/Novas Árvores por Aí
Sair da versão mobile