Ícone do site

USP oferece curso gratuito de criação de abelhas sem ferrão

Meliponicultura estimula preservação de abelhas e polinização de plantas

Published 20/01/2022
curso criação de abelhas

Foto: André Matos | Meliponicultura.org

A USP abre inscrições para o 4º curso online de extensão em Meliponicultura e Ciência Cidadã. Aberta a qualquer interessado no assunto, a atividade oferece 500 vagas e a única exigência é ter acesso à internet e a um dispositivo móvel também com acesso a web.

Para se inscrever, basta acessar o site e.usp.br/jjk  até o dia 28 de janeiro. As aulas serão ministradas de 7 a 25 de fevereiro, com carga horária de 30 horas. 

As meliponini, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão, possuem  papel importante na produção de mel, para fins gastronômicos, e também na polinização de plantas, permitindo o desenvolvimento de várias espécies fundamentais que poderiam chegar à extinção sem o trabalho destes insetos.

“A criação de abelhas nativas sem ferrão é uma atividade muito antiga, que remonta a tradições indígenas, mas que vem ganhando popularidade no estado de São Paulo na última década, muito associada a iniciativas de criadores que buscam colaborar com a proteção desses polinizadores”, explica o pesquisador Celso Barbieri Junior, da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP, que também é um dos professores do curso.

“Qualquer pessoa pode se tornar um meliponicultor, uma vez que das cerca de 300 espécies de abelhas sem ferrão ocorrentes no Brasil, dezenas são manejáveis e completamente inofensivas.”

Celso Barbieri Junior, Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP
Foto: André Matos | Meliponicultura.org

Para o professor Antonio Mauro Saraiva, coordenador do USP Sustentabilidade, o programa é inovador e traz diversas possibilidades para a população.

“É um projeto piloto desenvolvido na USP com um espaço interdisciplinar e inclusivo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino, em formato de laboratório aberto e experimental, que acolhe todos os segmentos da universidade na experimentação e ensino de práticas regenerativas e de sustentabilidade”, relata.

Meliponicultura

Foto: André Matos | Meliponicultura.org

O curso gratuito é oferecido pelo programa USP Sustentabilidade, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP em parceria com a Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), a plataforma Meliponicultura.org e o projeto Beekeep. A coordenação do curso é do professor Tiago Mauricio Francoy, da EACH.

O curso será ministrado na plataforma cursosextensao.usp.br e para aqueles que não conseguirem se inscrever os vídeos serão disponibilizados gratuitamente pelo canal do YouTube do Meliponicultura.org em www.youtube.com/meliponicultura. Serão realizadas lives ao vivo, também pelo canal citado, para que os participantes tirem suas dúvidas. As datas serão definidas no início das atividades.

A USP oferece certificado para aqueles que obtiverem 70% de frequência e nota final mínima de 5 nas atividades.

4º Curso online de Meliponicultura e Ciência Cidadã

Foto: André Matos | Meliponicultura.org
Sair da versão mobile