Ícone do site

Heineken vai facilitar acesso de brasileiros à energia limpa

Projeto de geração distribuída que atende bares e restaurantes será ampliado para pessoas físicas em 2022

Published 31/03/2022
heineken energia limpa

Foto: SP Lovers

Em 2021, a Heineken lançou a Green Your City, uma plataforma de sustentabilidade e cultura com três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável. Uma das ações foi levar energia renovável para bares e restaurantes parceiros da marca no ano passado. Em 2022, a cervejaria anuncia que a cobertura vai ser estendida para pessoas físicas.

De forma gratuita, brasileiros e brasileiras vão poder participar do projeto e ter acesso em suas próprias casas, à energia 100% verde. O projeto beneficia os participantes com descontos diretos na conta de energia que podem chegar a 20% do consumo, a depender da região. 

“A geração distribuída já é uma realidade na Europa e Estados Unidos, onde os consumidores têm a opção de escolher formas sustentáveis de abastecimento de energia. Aqui no Brasil, o formato está se consolidando e por isso estamos felizes por conseguir, junto a parceiros, atuar ativamente como facilitadora desse movimento pioneiro”, conta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil.

Foto: Lu Prezia

Em 2021, o projeto piloto teve início com o atendimento a bares e restaurantes parceiros da marca, que desde então já se beneficiam com o programa. A meta é alcançar 50% dos pontos de vendas, em 19 capitais, até 2030. Segundo a marca, ao facilitar o acesso à energia renovável, a marca incentiva os consumidores a repensarem as formas de consumo, incluindo o consumo de energia dentro de casa. 

“Acreditamos que este projeto pode estimular atitudes individuais que colaborem para a transformação das cidades em cidades mais sustentáveis, por meio de apresentação de soluções, novas possibilidades e novas perspectivas”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A jornada da marca na construção de um mundo mais verde teve sua gênese com o anúncio, realizado em dezembro de 2020, da produção e envase das cervejas Heineken com energia 100% verde nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP).

Imagem: Divulgação

Como participar?

A participação é feita por meio de um cadastro feito 100% de forma digital. Basta acessar a plataforma heinekenenergiaverde.com.br  com CNH ou RG/CPF do titular e cópia ou foto da conta de energia.

A participação é gratuita, sem pagamento de taxas, sem instalação e sem fidelidade. Para ter acesso ao benefício, o usuário precisa comprovar que tem o valor médio mensal de no mínimo R$200,00 em sua conta de energia.

Após a adesão, o prazo estipulado para a conversão e fornecimento de energia verde é de até 120 dias.

Fases do Projeto 

Foto: Heineken Brasil

O projeto é operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada e a disponibilidade do serviço acontece de forma gradual no país. Atualmente, moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo (CPFL Paulista), por exemplo, já conseguem solicitar a adesão ao programa.

Nos demais estados, a previsão é que o serviço esteja disponível entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Até lá, os moradores podem fazer um pré-cadastro no site do projeto para acompanharem a chegada em suas cidades.

“Acreditamos na sustentabilidade como uma construção conjunta da indústria e da sociedade e poder de alguma forma facilitar esse processo, com uma ação concreta, que entrega benefícios ao meio ambiente e às pessoas, é uma grande conquista”, finaliza Gabriel.

LEIA MAIS: