- Publicidade -
Início Fique ligado! Oportunidades

Coletando Soluções transforma embalagens em renda extra

Levando resíduos para ecopontos móveis, moradores recebem crédito em conta digital

coletando soluções
Foto: Divulgação | Coletando Soluções
- Publicidade -

A startup Coletando Soluções, em parceria com a Ambev, quer incentivar as pessoas a fazerem a separação dos materiais recicláveis em suas casas e dá um motivo extra para isso: a possibilidade de trocar embalagens por dinheiro.

Ecopontos móveis, que funcionam como estruturas de recolhimento, visitam bairros em Cajamar, município da região metropolitana de São Paulo, e Jardim Ibirapuera, para que toda comunidade possa participar da iniciativa. Qualquer pessoa pode descartar os seus resíduos recicláveis e receber benefício financeiro por isso.

Imagem: Reprodução | Coletando Soluções

Em média, o valor conquistado é de R$ 62, que fica em uma conta digital disponível para uso em um cartão próprio.

- Publicidade -

O projeto piloto começou há 2 meses e coletou mais de 20 toneladas de resíduos. A startup faz a conexão com as cooperativas e garante a reinserção do material recolhido no ciclo produtivo.

“É essencial ter um olhar cuidadoso para a separação dos resíduos no momento da coleta, que é uma etapa muito importante para a reciclagem.”

Nayara Baccan, Gerente de Sustentabilidade da Ambev
Imagem: Reprodução | Coletando Soluções

Com uma frente dedicada a embalagens circulares em sua agenda de sustentabilidade para 2025, anunciada em 2018, o objetivo da Ambev é ter, neste período, 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado. Para isso, a companhia reforça sua cadeia de reciclagem com parcerias e novas soluções de logística reversa.

Coletando Soluções

Com o apoio de grandes fabricantes e marcas, a startup Coletando Soluções leva seu programa para diferentes comunidades. Os moradores das regiões escolhidas podem então dar um destino correto aos seus resíduos recicláveis e recebem uma contrapatida financeira por isso.

Uma mapeamento da comunidade é realizado para que os ecopontos sejam instalados e passem a atender a população, nos melhores locais e horários.

Os moradores são beneficiados com renda extra, por meio da conta digital Coletando e as cooperativas de reciclagem também são beneficiadas com a destinação de todo o material recolhido.

Para receber os recicláveis, a cooperativa local ou próxima precisa atender todas exigências da legislação, fomentando o aumento de recolhimento desses materiais e agregando valor ao resíduo final.

Os fabricantes recebem relatórios que comprovem a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, garantindo a reinserção de resíduos no ciclo produtivo.

Imagem: Reprodução | Coletando Soluções

A Coletando Soluções garante a reinserção dos materiais recicláveis à indústria, diminuindo a necessidade do uso dos recursos naturais para fabricar mais embalagens, ajudando os fabricantes a cumprirem suas obrigações legais ao mesmo tempo que beneficia comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Para saber mais, acesse www.coletando.org.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok