Ícone do site

Copacabana vai receber o maior abraço do mundo ao oceano

Cerca de 5 mil pessoas devem participar de ato simbólico e mutirão de limpeza para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos

Published 07/06/2022
abraço ao oceano

Foto: Divulgação | Route Brasil

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos e chamar a atenção para a necessidade urgente de despoluição e preservação dos mares e ecossistemas costeiros, o Instituto Route Brasil vai realizar a 2ª edição do “Aquele Abraço”, ato simbólico de cuidado com os oceanos, acompanhado de uma ação prática de limpeza da praia de Copacabana.

O evento acontece na quarta-feira, dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a partir das 12h, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.Para esta nova edição, a expectativa é que mais de 5 mil voluntários participem da ação, abraçando o Oceano, ao longo dos 4,15 Km de extensão de uma das praias mais famosas do mundo.

Limpeza de praia em edição passada do evento. Foto: Divulgação | Route Brasil

O #AqueleAbraço é uma realização da ROUTE Global e neste ano será realizado simultaneamente em três cidades: Rio de Janeiro, no Brasil, Lisboa, em Portugal, e Miami, nos Estados Unidos.

No Brasil, a praia de Copacabana será dividida em 25 pontos estratégicos para recepção do público, contando ainda com mais 3 bases de apoio operacional e gerencial. Cada ponto deve receber cerca de 180 pessoas e terá a presença de um influenciador que vai ajudar a liderar a ação.

Foto: Pixabay

Como participar?

Os voluntários interessados em participar do evento no Brasil podem se inscrever pelo site routebrasil.org/aqueleabraco.

Quem não puder participar presencialmente, pode fazer parte da ação postando uma foto de braços abertos com a seguinte mensagem: #EuAbraçooOceano e escrever por qual motivo você abraçaria o mar, a praia e o nosso oceano.

Mutirão de Limpeza na praia de Copacabana realizado pelo projeto Recicla Orla. Foto: Divulgação | Recicla Orla | Maurício Pereira

Além do abraço ao oceano e do mutirão de limpeza da praia, uma série de debates com especialistas de diversas áreas como de estratégia e valoração de resíduos, financiamento de projetos de economia circular e de crédito de carbono vai acontecer no salão de convenções do Hotel Fairmont, em Copacabana. O evento presencial é restrito a convidados mas pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do Youtube da Orla Rio.

Maior abraço do mundo

Em 2019, o ROUTE Brasil realizou o maior abraço ao oceano e mutirão de limpeza de praia do mundo com a participação de mais de 15 mil pessoas ao longo de 18,3 Km, entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.

O evento teve uma imensa repercussão nacional e internacional e contabilizou mais de 111 mil resíduos retirados da orla, triados e destinados corretamente

Imagem: Divulgação

“Aquele Abraço” – Dia Mundial dos Oceanos 

LEIA MAIS: