Ícone do site

Atrações gratuitas para celebrar a Mata Atlântica

É preciso prestigiar um dos maiores biomas do mundo em biodiversidade! Confira dicas para o fim de semana.

Published 27/05/2022
dia da mata atlântica

Foto: Museu da Energia de Salesópolis | Divulgação

Hoje, dia 27 de maio, é comemorado o Dia da Mata Atlântica, a segunda maior floresta tropical do Brasil. Apesar da devastação do bioma ter crescido 66% no último ano, é preciso celebrar a data. Conhecer a Mata Atlântica, desfrutá-la e também contribuir para aumentar a conscientização sobre sua fundamental importância. São vários os caminhos para ir contra a derrubada da mata e prestigiar os locais que cuidam de sua preservação é um deles. 

Dia da Mata Atlântica

Para começar, a data é uma referência ao Padre José de Anchieta que, no dia 27 de maio 1560, assinou a Carta de São Vicente, documento que descrevia, pela primeira vez, a biodiversidade e riqueza das florestas tropicais do Brasil.

Atualmente, no país, restam apenas 12,4% da floresta original da Mata Atlântica. Ainda assim, o bioma é o lar de diversas espécies e animais que só existem neste ecossistema e a floresta está presente em 17 estados brasileiros. Além disso, mais de 70% dos brasileiros vivem em áreas de Mata Atlântica e são beneficiados por ela, com serviços como a regulação do clima, abastecimento de água e turismo.

Confira abaixo algumas atrações para celebrar a data neste fim de semana.

Horto Florestal e Floresta Cantareira

Ótima oportunidade para descansar e ter contato com a natureza, os parques Alberto Löfgren – Horto Florestal e a Floresta Cantareira, localizados na Zona Norte de São Paulo, prepararam uma programação especial para celebrar a data.

Horto Florestal, Parque Estadual Alberto Löfgren. Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 29 de maio (de sexta-feira a domingo) os visitantes dos parques poderão conhecer a história dos locais e a importância das áreas verdes em ambientes urbanos por meio de trilhas guiadas gratuitas. As saídas ocorrerão em dois horários: às 10h e às 15h. Os pontos de partidas são o Portão 1 do Horto Florestal e a entrada do Núcleo Pedra Grande da Floresta Cantareira.

Horto Florestal

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 18h

Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo/SP

Entrada: gratuita

Floresta Cantareira

Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.

Foto: iStock

Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal  – São Paulo/SP

Entrada: o ingresso custa R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. Podem ser adquiridos na bilheteria situada na entrada do parque ou via Urbia Pass (urbiapass.com.br).

Caminhada no Córrego das Corujas

O Viva a Mata – edição 2022 promovido anualmente pela Fundação SOS Mata Atlântica traz a Caminhada pelo Córrego das Corujas, na zona oeste da capital paulista. O evento, que tem apoio da empresa Ypê, será realizado neste sábado (28/05).

O passeio guiado em comemoração ao mês da Mata Atlântica acontece das 9h às 13h, deve ser agendado e tem vagas limitadas.

O Córrego das Corujas é um exemplo para a capital paulista. Depois da mobilização da comunidade e implementação de importantes projetos de melhoria da qualidade ambiental, o local se tornou um refúgio para pequenos peixes e um espaço de lazer e bem-estar para os moradores da região, que inclui a Praça das Corujas, o Parque Linear das Corujas e a Horta.

O propósito da caminhada é mostrar a história e a importância do córrego, além de promover o diálogo sobre a importância de sua conservação para as redondezas e difundir outras formas de conservar a natureza em ambientes urbanos. Durante a caminhada, os participantes poderão conhecer três nascentes e saber mais sobre o trajeto percorrido pela água, bem como visitar a praça e a Horta das Corujas.

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza grandes projetos em parceria com a Ypê, como o Florestas Ypê, iniciado em 2007 e que já plantou mais de 1 milhão de árvores em 20 municípios do estado de São Paulo; o Observando os Rios, que tem como foco o monitoramento da qualidade da água de rios do bioma; e Rios Sem Plástico, que visa retirar o lixo flutuante do rio, sobretudo embalagens plásticas, destinando-as a cooperativas de reciclagem.

Todas as atividades serão gratuitas, porém é possível fazer uma contribuição voluntária para ajudar a organização a continuar promovendo atividades presenciais.

Caminhada Córrego das Corujas

Quando: 28 de maio, sábado, das 9h às 13h

Ponto de encontro: Rua Orós, número 329 – Travessa Chico Science

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-pelo-corrego-das-corujas/1566293

Vagas limitadas

Conheça a programação completa do Viva a Mata – Edição 2022.

Trilha pela floresta

A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes do país e concentra uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. No entanto, muitos brasileiros ainda não entraram em contato com essa riqueza pessoalmente. Que tal apreciar as belas paisagens da floresta neste final de semana, fazendo uma trilha?

No sábado (28/05), a partir das 10 horas da manhã, o Museu da Energia de Salesópolis, município de São Paulo, realiza a Trilha da Figueira. Trata-se de um passeio pela natureza em que os visitantes adentram por trechos remanescentes da mata, com destino a uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. 

Trilha da Figueira. Foto: Divulgação

Com a presença de educadores, o evento promove uma reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente. Os participantes também contarão com explicações sobre as espécies que compõem esse rico cenário.

A atividade é gratuita e dirigida a adultos e crianças maiores de 7 anos. Para participar, basta realizar inscrição prévia através do WhatsApp (11) 99115-0020, do telefone (11) 4696-1332 ou do e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

Parque das Aves

Entre os dias 27 e 29 maio, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, celebra a beleza e a importância da Mata Atlântica. Além de um concurso fotográfico temático e palestras sobre a missão do Parque, ambos voltados para os colaboradores, os visitantes também poderão conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica, aprendendo mais sobre sua fauna e flora, além de descobrir o trabalho de conservação de espécies ameaçadas que o atrativo desenvolve juntamente com parceiros no Brasil e no mundo.

Guará – Foto: Parque das Aves

Os visitantes do Parque das Aves têm um contato muito próximo com a Mata Atlântica e mais de 1.300 animais, de 150 espécies, sendo que mais de 90% delas são nativas desse bioma. Entre cores e sons da fauna e da flora, a experiência multissensorial oferecida ao visitante tem como diferencial o aprendizado durante a visita.

Experiência no Viveiro das Araras – Foto: Parque das Aves

Saiba mais sobre o Parque das Aves.

LEIA TAMBÉM